A reunião tratou da criação de um Diretório Central de Estudantes (DCE) na instituição para defesa de direitos estudantis frente ao programa de bolsas de estudo gratuitas em Santa Catarina
Instituir um canal de comunicação entre a instituição e os estudantes, além de fomentar a luta dos interesses acadêmicos. Esse foi o intuito da conversa realizada entre a direção da UCEFF e os líderes estudantis durante esta semana.
A criação do DCE na UCEFF é um importante passo para que se possa discutir o programa de Faculdade Gratuita com os estudantes. A instituição defende que, se o propósito do governo de Santa Catarina é arcar com vagas para o ensino superior, é direito do cidadão escolher em qual faculdade ele quer estudar.
Para o reitor da UCEFF, Leandro Sorgatto, é crucial destacar que a criação do movimento estudantil não é ir contra a decisão do governo, mas para construir o equilíbrio entre as instituições de ensino superior catarinenses.
“É um momento ideal para criarmos essa movimentação dos estudantes na UCEFF. Defendemos que o recurso vá para o CPF do aluno e não para o CNPJ da instituição. Nossa luta é pelos direitos dos acadêmicos e que todos sejam tratados de forma igualitária, para que esse programa alcance quem realmente precisa”, salienta o reitor.
União faz a força
Na ocasião também esteve presente o pró-reitor administrativo, Cleonir Theisen, que aproveitou a oportunidade para destacar a importância do movimento da UCEFF em se aproximar dos estudantes.
“Isso aumentará a participação dos alunos no direcionamento da gestão, das decisões estratégicas, na melhoria dos espaços e modelos de ensino. Ademais, será um momento que propiciará uma melhor comunicação entre os cursos da instituição e, assim, otimizar os resultados e melhorar a qualidade de ensino como um todo”, finaliza.