A Guarda Municipal e a Polícia Militar participarão da ação que tem como objetivo a prevenção de acidentes e a maior segurança do trânsito
Responsabilidade. Sete sílabas que formam uma palavra que tem o poder de mudar o mundo. Afinal, se cada um de nós for responsável pela própria vida e pelos que estão em volta, teríamos a segurança de viver em sociedade de forma plena.
Com o intuito de fomentar a responsabilidade no trânsito e promover o trânsito seguro, a UCEFF, em parceria com as forças de segurança pública de Chapecó, promovem uma blitz educativa nesta segunda-feira (19), a partir das 17h, em frente a Unidade Palmital.
Na oportunidade, a Guarda Municipal e a Polícia Militar farão a entrega de flyers educativos sobre questões voltadas ao trânsito, com foco na direção defensiva e travessia de pedestres.
Papel da universidade
Para a gerente de Comunicação e Marketing da UCEFF, Andressa Moscheta, é dever da instituição adotar o compromisso de ser socialmente responsável com o entorno. “Em todas as Unidades a UCEFF toca, move, apoia e melhora as condições sociais porque entende que o papel de educar, também, está nas diversas esferas da comunidade”, afirma.
Andressa agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal, Guarda Municipal e Polícia Militar para que a realização da Blitz Educativa, alusiva a Semana do Trânsito fosse possível. “Movemos o conhecimento e estar junto com a Segurança Pública de Chapecó para permitir que as pessoas pensem sobre as condutas no trânsito, certamente, é mais uma das possibilidades que temos de melhorar o nosso ir e vir no trânsito”, pontua.
Promover a segurança
Segundo o diretor de Segurança Pública de Chapecó, Clóvis Leuze, é muito triste ver tantos acidentes com jovens envolvidos. “A estatística de acidentes que envolvem pessoas novas é muito grande. Muitos acabam perdendo a vida e outros carregam sequelas para sempre. Então nós trabalhamos na conscientização e educação no trânsito para diminuir esses índices e, assim, salvar vidas”, ressalta.
Ele destaca que a direção defensiva no dia a dia é uma forma de evitar determinados tipos de acidente e que a prática deve ser difundida entre os jovens. “Trabalhamos a educação no trânsito com as crianças que são os nossos futuros condutores e com os jovens, que são o nosso presente. Peço encarecidamente a ajuda de todos para conscientizar a população sobre a responsabilidade no trânsito”, enfatiza.
Ações preventivas continuadas
Conforme o cabo Marcelo Wundervald da Polícia Militar, a corporação realiza ações preventivas e educativas com o foco na redução de acidentes de trânsito na cidade de Chapecó.
“Nós sabemos muito bem que a nossa malha viária, não somente de Chapecó, mas como no Brasil, vem registrando índices alarmantes de acidente de trânsito com vítimas, sem vítimas, lesão corporal e muito mais. Sabemos que no país foram registradas mais de 11.650 vítimas ceifadas no trânsito, uma média de 32 mortes por dia no trânsito brasileiro”, detalha.
Wundervald aponta que a parceria entre as forças de segurança pública do município e a UCEFF trará orientações e ações preventivas junto à comunidade. “Nós sabemos que a melhor forma de educar aqueles que estão à nossa volta é por meio dos bons exemplos. Parte de cada um de nós, das nossas ações. É preciso ter consciência de que no trânsito a minha ação acaba refletindo a ação do outro. Então, vamos todos juntos salvar vidas”, conclui.