O evento, que é o maior programa de empreendedorismo do mundo, ocorreu entre os dias 7,8 e 9 de outubro
Reunir pessoas de diferentes setores para fomentar ideias inovadoras de empreendedorismo em um único final de semana. Esse é o objetivo do Startup Weekend Health, maior programa empreendedor do mundo, que ocorreu entre os dias 7,8 e 9 de outubro em Chapecó.
Segundo o professor e coordenador adjunto dos cursos de Gestão da UCEFF, Niloar Bissani, a instituição participou do evento em meio a grupos multidisciplinares. “Colocamos as ideias no papel que em 54 horas deveriam ser desenvolvidas, criamos modelos econômicos, os validamos, desenvolvemos protótipos e apresentamos um pitch final a um painel de avaliadores”, conta.
O evento
Niloar detalha que durante os três dias do evento, os participantes tiveram a oportunidade de se conectarem com pessoas de diferentes áreas de atuação profissional, todos com um mesmo objetivo: levar soluções para situações do cotidiano das pessoas.
“O Startup Weekend Chapecó teve uma vertical voltado à área da saúde (Health) o que direcionou ainda mais o foco do evento, trazendo experiências surpreendentes” afirma.
Experiência única
Niloar pontua que as startups são feitas por ideias, mas os projetos que alcançam sucesso são aqueles que são baseados em problemas reais. “Muito mais que uma competição, o Startup Weekend propõe por meio do empreendedorismo, inspirar, educar e dar suporte às pessoas, equipes e comunidades que aspiram transformar os ambientes pela inovação”, diz.
De acordo com o professor, os benefícios para quem participa são enormes. “Criatividade, aprender a ouvir, trabalhar em equipe e comunicação são alguns dos aprendizados que se leva desta experiência”, conclui.