A professora Jackeline Kirinus apresentou juntamente com a professora Ana Guerrero, da Universidad Cardenal Herrera-CEU, da Espanha
Estabelecer laços de colaboração, novas ideias e parcerias entre os diferentes grupos docentes vinculados ao curso de Medicina Veterinária nas universidades hispano-portuguesas. Esse foi o objetivo do VII Congreso Español y I Hispano-Portugués de Docencia Veterinaria (Vetdoc2024), evento realizado no mês de junho, na cidade de Cáceres, Espanha.
Na oportunidade, a professora do curso de Medicina Veterinária e coordenadora do Programa de Internacionalização da UCEFF, Dra. Jackeline Karsten Kirinus, PhD, apresentou um trabalho juntamente com a professora Dra. Ana Guerrero, PhD, da Universidad Cardenal Herrera-CEU, da Espanha.
Conexão Brasil-Espanha
Segundo Jackeline, os trabalhos aceitos para plenárias foram apresentados em conferências e discutidos em grupos de professores a fim de melhorar a qualidade de ensino dos estudantes de medicina veterinária dentro do contexto europeu e das parcerias estabelecidas com demais países hispano-portugueses.
“Após a assinatura do convênio internacional estabelecido entre a Universidade Cardenal Herrera-CEU e a UCEFF, nós, juntamente com a equipe de atividades, apresentamos o trabalho intitulado ‘COIL between Spain and Brazil: Analysis after the first practical experience with veterinary degree students’, conta.
A professora destaca que o trabalho foi muito elogiado pelos integrantes da comissão organizadora tendo em vista que promoveu um grande debate relacionado a novas estratégias de ensino e aprendizagem a longa distância.
“Tal projeto enfatizou como os alunos aprenderam diferentes abordagens sobre como trabalhar e estudar em outras comunidades universitárias da mesma área. Além disso, foi possível aproximá-los da realidade de um mundo globalizado e também reforçar o trabalho em equipe internacional a fim de melhorar várias habilidades relacionadas à comunicação, idioma e cooperação”, finaliza.
Collaborative Online International Learning
Jackeline explica que COIL é sigla de “Collaborative Online International Learning”, metodologia pioneira de aprendizagem interativa que, há alguns anos, vem ganhando grande presença em algumas das universidades mais internacionais do mundo.
“Por meio de módulos e programas de treinamento online, a COIL nos permite aproximar a experiência da aprendizagem global de um espectro mais amplo de acadêmicos, independentemente da localização geográfica. Portanto, pode-se citar que o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) foram obrigatórios para desenvolver com sucesso o COIL entre ambas instituições”, finaliza.