13 Mar 2024

Aula inaugural de Engenharias e Negócios reúne mais de 250 acadêmicos

Sob mediação do reitor, Leandro Sorgatto, o evento contou com as palestras do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, e o presidente do Grupo Bugio, Alceu Parisoto

Contar a trajetória de profissionais de sucesso do setor público e privado. Esse foi o objetivo da aula inaugural de Engenharias e Negócios da UCEFF, realizada na noite da última terça-feira (12), na unidade Central da instituição.

Na oportunidade, os acadêmicos ouviram as palestras do prefeito de Chapecó, João Rodrigues, e do presidente do Grupo Bugio, Alceu Parisoto. Sob mediação do reitor da UCEFF, Leandro Sorgatto, os palestrantes contaram um pouco da trajetória e aconselharam os estudantes a encararem o mercado de trabalho com coragem e determinação.

O evento, que inaugurou o semestre dos cursos de Administração, Agronomia, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, de Produção e Processos Gerenciais da UCEFF, reuniu mais de 250 alunos e contou com a presença de autoridades do setor público e privado.

Caminho do sucesso

Segundo a coordenadora dos cursos de Gestão da UCEFF, Leossania Manfroi, existem três pilares essenciais para se pensar sobre negócios e empreendedorismo: iniciativa pública, privada e o ensino, tópicos esses que foram abordados durante o evento.

“Esses pontos são essenciais para que ocorra o desenvolvimento da sociedade em que estamos inseridos. Nesse viés, vejo que Chapecó tem essa pujança e crescimento que se destaca economicamente pois é referência no ensino superior, possui empresários culturalmente trabalhadores e voltados ao empreendedorismo, além de uma Prefeitura alinhada ao empresariado e facilitadora do desenvolvimento. Por meio das palestras, ficou evidente para os alunos que esses pilares necessitam andar juntos para que consigamos trazer resultados positivos para nossa sociedade”, pontua.

Para a coordenadora do curso de Agronomia da UCEFF, Magdalena Travi, o evento trouxe a oportunidade dos acadêmicos vivenciarem histórias de sucesso, além de dicas de vida para a futura atuação profissional. “Esse estreitamento de relações entre a iniciativa pública e privada também nos oportuniza grandes ações e demandas ao mercado de trabalho”, destaca.

Momento enriquecedor

Gabriel Francisco Orlandi, acadêmico do sétimo período de Administração, enfatiza que a palavra que define a aula inaugural de Engenharia e Negócios é inspiração. “Os convidados, ao apresentarem as histórias de vida, os caminhos que percorreram para chegar ao estágio em que se encontram e os desafios enfrentados durante essa trajetória, nos oportunizaram uma vasta dimensão de como é abraçar uma ideia e torná-la realidade. Todos esses aspectos remetem ao sentimento de que, se eles começaram de uma forma tão simples e alcançaram grande êxito no que se propuseram, nós acadêmicos também podemos alcançar patamares além de nosso horizonte”, conclui.

De acordo com a estudante do terceiro período do curso de Engenharia Mecânica da UCEFF, Edriéli Talasca, a troca de experiências e conhecimentos entre os palestrantes a inspirou. “As palestras falaram sobre as trajetórias de vida, pessoais e profissionais, nas quais foi possível identificar que ambos foram persistentes nos objetivos e por isso alcançaram o sucesso profissional e hoje são referências no Oeste catarinense”, conta.

Edriéli diz que a colaboração entre os setores público e privado é essencial para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico de maneira sustentável e benéfica para toda a comunidade.

“Quando governos e empresas trabalham juntos é possível criar um ambiente favorável ao investimento, à inovação e ao crescimento equitativo. A transparência e a prestação de contas garantem que as ações realizadas estejam alinhadas com o bem-estar da população e com as necessidades futuras da cidade. É inspirador ver como a visão de futuro pode guiar essas parcerias para construir cidades mais prósperas e inclusivas”, finaliza.

Novos horizontes