09 Out 2023

UCEFF participa de curso do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

O professor Rodrigo Konrath e o aluno Roberto Deitos Filho, participaram da 3ª edição da Miniescola de Física Espacial do Inpe

Introduzir conceitos fundamentais das diversas áreas da Aeronomia e Geofísica Espacial. Esse foi o intuito da 3ª edição da Miniescola de Física Espacial do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que ocorreu nos últimos dias 28 e 29 de setembro, em São José dos Campos (SP).

Na oportunidade, o professor da UCEFF, Rodrigo Konrath, e o acadêmico do 10º período de Engenharia Elétrica, Roberto Deitos Filho, participaram do curso. O evento contou com a participação de palestrantes de renome nacional e internacional, com palestras online do doutor David Sibeck, da Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (Nasa) dos Estados Unidos, e do doutor Torsten Neubert, da Universidade de Tecnologia da Dinamarca (DTU).

Temáticas Relevantes

O professor Rodrigo destaca que os temas debatidos durante a Miniescola impactam diretamente o dia a dia da população mundial. “O objetivo do evento é proporcionar a estudantes de graduação e pós-graduação, professores de básico, médio e superior, a oportunidade de conhecer um pouco o que está sendo estudado no Inpe e a nível mundial”, observa.

Rodrigo, que orienta o trabalho de conclusão de curso (TCC) de Roberto, pontua que convidou o acadêmico a participar da Miniescola com o intuito de ver as novidades e agregar conhecimento na área de pesquisa escolhida. “Nós aprendemos muito no evento e com certeza abriram muitas portas para o nosso futuro profissional e acadêmico”, diz.

Momento enriquecedor

Segundo Roberto, que apresentou um trabalho durante o evento, participar da Miniescola do INPE foi um grande passo na vida acadêmica. “Estou fazendo meu TCC sobre ELTs (eventos luminosos transientes) e na Miniescola tive a oportunidade de conhecer e trocar conhecimento com as maiores autoridades no assunto”, conta.

O estudante ressalta que a experiência foi muito rica no que diz respeito ao conhecimento adquirido. “Não se tem limitações para quem busca. Agradeço a UCEFF, o coordenador Fabiano Faller e o orientador Rodrigo pelo apoio e por possibilitar essa experiência”, finaliza.

Novos horizontes