06 Out 2023

Professoras do curso de Enfermagem da UCEFF participam de congresso internacional

A temática central do evento foi o “Processo de Enfermagem para o fortalecimento da identidade profissional"

Oportunizar a socialização de experiências e fortalecer o processo de enfermagem na região. Esse foi o intuito do 5º Congresso Internacional de Processo de Enfermagem (CINPEnf) e da 4ª Mostra Internacional de Cuidado de Enfermagem no Ciclo da Vida (MICEnf), realizado nos dias 3, 4 e 5 de outubro, em Chapecó.

A temática central do evento foi “Processo de Enfermagem para o fortalecimento da identidade profissional” e contou com a participação de palestrantes de renome nacional e internacional, que apresentaram experiências do Brasil, Portugal e Colômbia acerca da temática.

Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da UCEFF, Tifany Colomé Leal, o evento visou a troca de experiências exitosas da aplicabilidade do Processo de Enfermagem como um instrumento tecnológico que qualifica e organiza o cuidado, além de documentar a prática profissional do enfermeiro.

“As palestras nos fizeram vislumbrar a identidade profissional, autonomia do enfermeiro e o fortalecimento das práticas de cuidado e do próprio Processo de Enfermagem já realizado aqui no nosso município. Foi uma excelente oportunidade para as professoras refletirem sobre a formação profissional, novas possibilidades e experiências exitosas no âmbito da enfermagem”, declara.

Temáticas relevantes

Para a professora de Processos Anatômicos, Fisiológicos e Histológicos do Ser Humano do curso de Enfermagem da UCEFF, Letícia Maria Rostirolla, as temáticas tratadas no evento são relevantes ao atual cenário da enfermagem brasileira. “O evento promoveu reflexões importantes acerca do Processo de Enfermagem, com vistas ao fortalecimento da  Identidade profissional”, pontua.

Letícia conta que participar do congresso foi de grande valia. “Foram dias de muita troca de conhecimentos, experiências, nos quais pude conhecer práticas inovadoras acerca do tema que contribuíram para meu desenvolvimento profissional”, ressalta.

Momento enriquecedor

De acordo com a professora do curso de Enfermagem, Vanessa Gasparin, a participação em eventos científicos sempre agrega conhecimento. “Os debates e explanações suscitam diversas inquietações enquanto educadores, profissionais e estudantes. Pudemos discutir o Processo de Enfermagem sob diferentes perspectivas, mas sempre enaltecendo este como fomentador da identidade do profissional enfermeiro”, frisa.

Vanessa ainda parabeniza a organização do evento e a vinda do mesmo à Chapecó. “A oportunidade de participar de um evento internacional com grandes nomes da Enfermagem aqui na nossa cidade é um ganho para toda a classe, independente do cenário onde o enfermeiro esteja atuando”, finaliza.

Novos horizontes