Os alunos pós-graduados em Engenharia de Estruturas pela UCEFF poderão pedir ampliação de habilitação para o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA) de Santa Catarina. Foi aprovado, por unanimidade, o cadastro do curso. As concessões de atribuições aos egressos serão realizadas mediante análise de processo de solicitação individuais feito pelos profissionais. “Na ocasião serão observadas também as disciplinas cursadas na graduação e as atribuições profissionais já concedidas ao interessado”, diz o documento.
Em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, aprofundar, ampliar ou modificar seu conhecimento sempre atualizado com as demandas de cada área, é um diferencial competitivo para quem já está atuando, mas deseja melhorar a sua colocação, ou para profissionais em busca de uma nova vaga. As empresas exigem profissionais proativos, engajados, com uma visão macro e estratégica. “Com a competitividade e a elevação de padrões de qualidade do mercado, um curso de pós melhora a empregabilidade potencializando características necessárias ao perfil de empreendedores e profissionais”, argumenta a coordenadora de pós-graduação, professora mestre Marivane Menuncin Viêra.
A pós-graduação em Engenharia de Estruturas fornece conhecimento sobre os princípios, o funcionamento das estruturas, a interação entre materiais e os métodos de cálculo da engenharia estrutural, conceitos que subsidiam a tomada de decisão diante dos desafios impostos pela verticalização das cidades, tanto para engenheiros de projeto como de execução de obra. Além disso, debate e acompanha as transformações e as novas concepções estruturais.
Guiado pelas normas técnicas, o engenheiro estrutural almeja o melhor uso dos materiais disponíveis e o menor custo possível de construção e manutenção da estrutura. “É necessário estudar as concepções para chegar na melhor solução. O engenheiro trabalha nos limites e a tecnologia auxilia bastante nesse processo, mas o software não faz milagre. A concepção da obra sai do intelectual do projetista e, para isso, precisamos de profissionais especialistas para atender a essa demanda”, pontua o coordenador do curso de Engenharia Civil da UCEFF, engenheiro civil com especialização e mestrado em Engenharia, professor Ailson Barbisan.