Atividade da aula inaugural
Especializar profissionais da saúde para os atendimentos de urgência e emergência de forma científica e ética para qualificar o conhecimento e a prática nas áreas da gestão, da atenção e da pesquisa. Esse é o objetivo da pós-graduação em Urgência e Emergência, ofertado pela UCEFF.
Ao qualificar os profissionais, o atendimento à comunidade torna-se de excelência, minimizando os riscos e orientando a população de forma correta. Além de oferecer assistência direta a pacientes, os profissionais de saúde se focam no nível comunitário. O curso habilitará o especialista para avaliação clínica, classificação de riscos e atendimentos neurológico, traumático, em grandes desastres, cardiológica, obstétrica, farmacologia, entre outros.
Técnicas de atendimento
A aula inaugural da pós-graduação aconteceu nesse sábado, dia 25 de novembro. O workshop Urgência e Emergência no Cenário Regional foi destinado a profissionais da saúde de todo o Oeste catarinense.
O sargento do Corpo de Bombeiros, Luciano Hüning, ministrou uma oficina demonstrando diferentes técnicas de atendimento. Ele explicou os conceitos que diferem a urgência e a emergência e que o primeiro passo ao prestar assistência ao paciente é a análise dos seis sinais vitais, como pulso, temperatura, pressão, frequência arterial etc.
Também realizou atendimentos simulados para pacientes em casos de ataque epilético, problemas cardiorrespiratórios, desmaio, afogamento, adultos ou bebês engasgados e a importância do alongamento.
“Os profissionais da saúde devem estar bem preparados para, além de prestar um bom atendimento, orientar a população de maneira eficaz. Muitas filas nas unidades de saúde poderiam ser evitadas se a população fosse educada sobre técnicas e cuidados caseiros nos casos de doenças menos graves”, opina o sargento.
Prática humanizada
A programação do workshop contou, ainda, com a realização do World Café, guiado pelas professoras Francielli Girardi, Geisa Percio do Prado e Grasiele Busnello. Os participantes foram orientados sobre conceitos, processos, classificação, locais e humanização do atendimento. “É necessário um resgate dos princípios fundamentais que norteiam a prática humanizada para que o paciente e o familiar tenham os seus direitos respeitados. Muitas vezes o profissional entra em um processo automático e, por isso, é necessário fazer esse resgate”.
Também foi realizada uma leitura dinâmica da rede urgência e emergência no contexto regional, interligando com as disciplinas de pós-graduação. O objetivo foi mapear o mercado de trabalho e apresentar o curso.
Especialização
A pós-graduação é destinada aos graduados em Enfermagem, Medicina, Biomedicina, Fisioterapia, Odontologia, Terapia Ocupacional e áreas afins. As aulas iniciam no dia 24 de fevereiro de 2018 e estão com as últimas vagas abertas.
Mais informações pelo telefone (49) 9 8842-1651 ou (49) 3319-3838 com a Central de Relacionamento da UCEFF.