Análise da água
Um dos diferenciais do acadêmico de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da UCEFF é a aproximação da teoria com a prática por meio de vivências proporcionadas durante os semestres letivos. Uma dessas experiências foi organizada pelos professores Rafael Celuppi e Laura Cassol Mohr, que ministram a disciplina de Controle de Poluição das Águas para o 6º período do curso.
A disciplina tem como objetivo o entendimento do fenômeno de poluição dos corpos hídricos, trazendo ao acadêmico os principais poluentes e fontes poluidoras, bem como a apresentação dos parâmetros que devem ser analisados para controle da qualidade da água e a quantificação destes, que se dá através de análises laboratoriais.
Nesta atividade, os acadêmicos e os professores realizaram a coleta de esgoto (bruto e tratado) na Estação de Tratamento de Esgotos da instituição, a qual recebe todo o esgoto gerado pelo Centro Politécnico da UCEFF e efetua o tratamento biológico. Em seguida, foram realizadas as análises da amostra coletada avaliando se havia componentes poluentes. O mesmo teste foi realizado na água da torneira.
Segundo os professores da disciplina, esta atividade permite ao acadêmico compreender o processo de análise de água e efluente desde a coleta da amostra até a prática laboratorial, possibilitando também a vivência da profissão, que dentre vários campos de atuação, contempla o gerenciamento de recursos hídricos.
A UCEFF dispõe de uma Estação de Tratamento de Esgotos adaptada para que os alunos possam acessá-la, observando de perto como funciona uma estação automatizada de tratamento biológico, o que, de acordo com os professores, promove o conhecimento prático ao aluno, um diferencial no mercado de trabalho.