Responsabilidade social e voluntariado. Assim pode-se resumir o trabalho realizado pelo Laboratório Experimental de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo (LEAU). A intenção é desenvolver projetos de melhoria estrutural, qualidade de vida e de trabalho de catadores de materiais recicláveis em Chapecó.
Todos os semestre ao menos duas associações são atendidas de forma gratuita pelo Laboratório. E desta vez, a Associação de Catadores do Parque das Palmeiras e a Associação de Catadores da Avenida Leopoldo Sander (ACRAM) foram atendidas pela iniciativa da UCEFF Chapecó. A partir de visitas in loco, a equipe de professores e os 16 acadêmicos, voluntários e bolsistas, produziram levantamentos técnicos nos espaços.
Ao longo dos meses, e depois de outras visitas, eles produziram relatórios técnicos que serão entregues aos integrantes das associações e à Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra). A partir do documento, poderão ser realizadas as melhorias estruturais e de econômicas nas associações. “Em uma primeira etapa, desenvolvemos os projetos. Depois, contribuímos com maneiras de viabilizar recursos por meio de editais, concursos e entidades com potencial de investimento nas associações”, explica o coordenador do Laboratório, professor César Pagano Galli.
Por ser uma iniciativa interdisciplinar, o LEAU reúne acadêmicos de diferentes cursos. Neste semestre, participam do grupo os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia Ambiental e Sanitária. E no caso da acadêmica do 8º período do curso de Arquitetura Morgana Bedin, o aprendizado no Laboratório está além da profissão. “Um dos maiores aprendizados que eu tive foi ‘olhar pelo outro’, com a empatia e sensibilidade que se sobressai à nossa função”.
Segundo o professor César, o escritório oportuniza o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, o que enriquece o currículo dos voluntários. Isso porque, em outras circunstâncias eles costumam realizar práticas ligadas exclusivamente à área do curso. Mais que isso, é a oportunidade de conhecer realidades diferentes e ressignificar a formação deles.
LEIA TAMBÉM: LEAU apresenta relatório de ações à Secretaria de Infraestrutura
Para o estudante do 6° período de Engenharia Civil Guilherme André Schuh, a experiência do LEAU ampliou tanto seu olhar pessoal quanto a perspectiva profissional sobre a atividade desenvolvida. “É extremamente gratificante utilizar nossos aprendizados para desenvolver um projeto que possa melhores condições de trabalho a famílias das associações”.
Os relatórios e as propostas de mudanças serão finalizadas e entregues nos próximos meses. A partir do primeiro semestre de 2019, outras será a vez de outras associações receberem a assistência do Laboratório.