Loading...

NOTÍCIAS

02 Jan 2023

Mãos que transformam

Durante todo o ano de 2022, o Núcleo de Direitos Humanos da UCEFF promoveu diversas ações e parcerias que ajudaram a dar qualidade de vida para toda a comunidade chapecoense

 

Um ano repleto de conquistas e de ajuda ao próximo. Esse foi o 2022 do Núcleo dos Direitos Humanos UCEFF, cujo objetivo principal é propor e promover ações de ensino, pesquisa e extensão nas temáticas da educação dos direitos humanos para toda comunidade chapecoense.

 

Segundo a presidente do Núcleo e professora da UCEFF, Juliana Eliza Benetti, o que os incentiva a promover a cultura da educação, é oportunizar a melhora da convivência, da compreensão, o respeito da diversidade, o desenvolvimento humano e o bem-estar para todas as pessoas.

 

“Desde a fundação, em 2016, foram as parcerias realizadas com entidades pertencentes a Chapecó, sendo: Programa Viver, Gapa, Hemosc, Projeto Maria Leite, Programa NISA, RAIA/NISA Chapecó, Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD), Associação Espírita Nosso Lar e Editora Huning as principais”, conta. 

 

Juliana explica que para a realização das atividades, o núcleo conta com o apoio da comunidade acadêmica, mas também com o apoio de pessoas e de empresas pertencentes a comunidade externa. 

 

“Agradeço primeiramente a UCEFF pela oportunidade de trabalhar como coordenadora do núcleo, bem como, a comunidade acadêmica da instituição, especialmente aos coordenadores de curso e acadêmicos pelo apoio e envolvimento nas ações que fizemos ao longo dos anos. Também não posso deixar de agradecer a comunidade externa que faz questão de apoiar as ações que realizamos. Minha gratidão a todos que estão e que já passaram pelo Núcleo por todo apoio, incentivo e ajuda fornecida”, aponta.

 

O Projeto Maria Leite

 

Um dos projetos parceiros do Núcleo dos Direitos Humanos UCEFF é o Maria Leite, um projeto social localizado no Distrito de Marechal Bormann em Chapecó. De acordo com a presidente, o Maria Leite iniciou as atividades em 2012, sem fins lucrativos, tendo como principal finalidade tirar as crianças e os adolescentes da ociosidade por meio do futebol. 

 

Maria Leite, que é a idealizadora do projeto, relata que a ideia surgiu dentro de casa. “O sonho nasceu porque meu filho queria treinar futebol e eu não conseguia nada para ele, que conseguisse pagar. Sou agente de Saúde do Bormann e vivo nesta comunidade”, diz. 

 

Com o intuito de proporcionar a todas as crianças da redondeza este benefício, o Projeto nasceu. “Acredito que no esporte eles ficam ocupados e não pensam em ‘coisas erradas’, além é claro de educá-los para a cidadania dando suporte psicológico, físico e técnico através de profissionais voluntários”, afirma Maria. 

 

Juliana pontua que o Projeto atende crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 17 anos, que estejam frequentando regularmente o ensino Fundamental/Médio residentes no Distrito de Marechal Bormann.  

 

“O principal objetivo é atender, por meio do futebol, as crianças e adolescentes para que consigam se integrar a comunidade do Distrito. Atualmente, o Projeto Maria Leite atende aproximadamente 168 crianças e adolescentes, entre meninos e meninas. O horário de funcionamento do Projeto é de segunda a sexta-feira das 18h às 20h nos campos de futebol alugados pelo projeto. No sábado das 13h às 17h no salão da comunidade”, detalha a presidente.

 

Ações em parceria

 

Em 2022, o Núcleo e o Projeto Maria Leite realizaram diversas ações em conjunto. Foram buscadas parcerias com o Programa Mesa Brasil, Secretaria de Esportes de Chapecó e Fórum contra abuso das Crianças e Adolescentes, além de ações como a Copa Sicredi, uma palestra dedicada para todas as mães que fazem parte do Projeto Maria Leite, a campanha do agasalho durante o inverno e a arrecadação de livros que contribuiu para a construção de uma biblioteca para o Projeto, com 1.283 livros, 185 gibis e 11 revistas.

 

De acordo com Juliana, o Núcleo procura contribuir envolvendo a comunidade acadêmica nas datas comemorativas com a entrega de presentes como brinquedos, bolas, chuteiras, doces e chocolates. Além de proporcionar palestras, oficinas e atividades educacionais às crianças, adolescentes e aos pais que fazem parte do Projeto sobre vários assuntos e envolvendo os acadêmicos de vários cursos como os de Gestão, Medicina Veterinária, Odontologia, Nutrição, Quiropraxia, Psicologia, Engenharias Química, Mecânica e Civil, Estética e Cosmética, Enfermagem, Fisioterapia e Biomedicina da UCEFF. 

 

Uma das principais ações realizadas durante o ano pelo Projeto, em parceria com o Núcleo, foi a campanha de arrecadação de donativos para ajudar o distrito de Marechal Bormann, que sofreu com fortes chuvas no mês de junho. Foram arrecadados mantimentos, cobertores e colchões que fizeram a diferença na vida dos moradores.

 

Ao final do ano, o Núcleo e o Projeto se juntaram para transformar a vida de centenas de crianças, por meio da campanha de arrecadação de chuteiras e a ação Natal Mais Doce. No dia 10 de dezembro, em comemoração ao Dia dos Direitos Humanos, foi realizada a entrega de 106 chuteiras, 150 caixas de bombom e de R$ 645 para as crianças e adolescentes do Maria Leite.

 

Para Juliana, é muito gratificante poder ter estado mais um ano fazendo parte da história do Projeto Maria Leite. “A cada ano que passa conseguimos mobilizar mais cursos da instituição nas ações e, por consequência, conseguimos atender não somente as crianças e adolescentes que fazem parte do projeto, mas as respectivas famílias, em ações e atividades que realmente fazem sentido para as vidas”, salienta.

 

Maria aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria com o Núcleo. “Minha profunda gratidão ao Núcleo de Direitos Humanos da UCEFF pela parceria em todas as ações realizadas em prol das crianças em 2022”, frisa.

 

FCD e Nosso Lar

 

Durante 2022, o Núcleo realizou ações de parceria com a Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência (FCD) e a Associação Espírita Nosso Lar, ambas de Chapecó. Segundo a coordenadora e presidenta da FCD, Maribel Fátima Sganzerla Kaminski, no ano passado ocorreu uma ótima parceria entre a FCD Chapecó e a UCEFF, que contou com todo o apoio da professora Juliana.

 

“O curso de Psicologia, por meio do coordenador e professor Domingos Palma, realizou uma palestra na sede da FCD e foi bem interessante ver as pessoas com deficiência interagirem, tirar as dúvidas sobre saúde mental, depressão, ansiedade, angústias, medos e maneiras de superar as dificuldades” relata.

 

Ela também ressalta a ação com o curso de Arquitetura e Urbanismo, na qual o professor e coordenador, Alex Bedin, disponibilizou uma roda de conversa na sala de aula sobre acessibilidade e que teve a participação da turma de acadêmicos, o que possibilitou uma ótima interação sobre o tema. Além dessa, Maribel destaca as ações com o curso de Enfermagem, que realizou atividades coletivas e individuais no âmbito da Saúde, e Nutrição, que preparou e serviu um café da manhã com o objetivo de orientar as pessoas para uma alimentação mais saudável.

 

A responsável pelo Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita – Nosso Lar, Mônica Tagliari, reconhece a importância e os bons resultados das parcerias feitas com os cursos da UCEFF. “Por meio das ações socioeducativas e atividades práticas, foi possível complementar de forma significativa a oportunidade do grupo de gestantes, que aprenderam sobre cuidados de saúde, fortalecimento dos vínculos mãe-filho e o estímulo ao autocuidado, da confiança, da afetividade, respeito e solidariedade” declara.

 

União faz a força

 

Estender a mão a quem precisa. É esse objetivo que conduziu o Núcleo de Direitos Humanos da UCEFF durante todo o ano de 2022 e continuará nos anos que virão. “A ajuda de todos, seja comunidade externa ou acadêmica, faz a diferença. Gratidão a todos que são solidários e que vislumbram, trabalham e acreditam em um mundo melhor, mais humano. A união faz a força e a diferença”, finaliza Juliana.

comunidade


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento