Na última quarta-feira (06), os estagiários e voluntários do Laboratório Experimental de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo (LEAU) realizaram a entrega do projeto de melhorias à Escola de Educação Básica Pedro Maciel.
Desenvolvido ao longo do segundo semestre de 2019, o projeto foi coordenado pelo professor César Pagano Galli, responsável pelo Laboratório, em parceria com estudantes que participam como voluntários das atividades.
Conforme esclarece o professor, o projeto arquitetônico e de adequações da infraestrutura incluíram a ampliação do espaço físico para mais oito salas de aula, auditório, além de um ginásio para as atividades desportivas e eventos da comunidade acadêmica. A escola fica localizada no bairro Maria Goretti, em Chapecó.
Além dos membros do LEAU, também estiveram presentes na entrega do projeto Clarice Presse, diretora da escola, Janize Scussiato de Oliveira, representando a Gerência Regional de Educação, e professores da escola.
Através de uma parceria entre o LEAU a Gerência Regional de Educação (GERED), o Laboratório realiza cooperação técnica para melhorias nas escolas estaduais. Conforme esclarece o César, as atividades são promovidas com o setor de Engenharia da GERED, que visita os espaços, analisa a estrutura e elabora propostas de melhorias técnicas. A contrapartida contribui para o projeto prosseguir nos trâmites legais de captação de recursos junto aos poderes públicos.
Para a jovem estudante Maiara Bampi Wesner, que cursa o 8º período de Arquitetura e Urbanismo, a oportunidade de contribuir com o trabalho do LEAU é gratificante. Sobretudo, por permitir ela agregar conhecimentos, conhecer pessoas e interagir no meio social, além de praticar a teoria da sala de aula.
“Acredito que o trabalho voluntário vai muito além do serviço prestado, notadamente porque é um momento de interação com a sociedade e de crescimento pessoal”, pontua Maiara.
O professor César ressalta a importância de estar perto do mercado de trabalho ainda na graduação. De acordo ele, o estudante adquire conhecimentos que transcendem os espaços acadêmicos e passa a estar mais preparado para o atendimento das demandas sociais. “E no caso da apresentação do projeto, o LEAU oportuniza uma vivência muito significativa ao treinar o processo de conversação, exposição de idéias e negociação”.