Loading...

NOTÍCIAS

04 Set 2023

Jornada Acadêmica do curso de Psicologia da UCEFF é realizada

Foram três momentos que trouxeram palestras, exposições artísticas e novos aprendizados

 

Oportunizar uma formação complementar a teoria aprendida em sala de aula. Esse foi o intuito da Jornada Acadêmica do curso de Psicologia da UCEFF, que foi realizada durante três noites em celebração ao Dia do Psicólogo, comemorado no dia 28 de agosto. O evento foi organizado pela turma do sexto período do curso e contou com a participação de convidados especialistas nas mais diversas áreas.

 

Na primeira noite, ocorrida no último dia 29, foram realizadas apresentações artísticas e uma palestra sobre transgeneridade foi ministrada. Na sexta-feira (1º), foi apresentada uma exposição de arte e, em seguida, foi realizada uma mesa redonda sobre empreendedorismo com profissionais de Psicologia e Marketing. Por fim, no sábado (2), os estudantes ouviram uma palestra sobre tecnologia e jogos eletrônicos e participaram do 2º Seminário da Clínica Escola de Psicologia da UCEFF, que teve como temática: “Psicopatologia infantil e orientação familiar”.

 

Segundo o coordenador do curso de Psicologia da UCEFF, Domingos Palma, a Jornada foi brilhantemente organizada e que os participantes deram uma devolutiva muito positiva do evento. “Realizamos uma pesquisa entre nossos acadêmicos sobre a Jornada e o resultado foi que a maioria dos estudantes avaliaram o evento de forma positiva”, conta. 

 

Diversidade em foco

 

De acordo com a aluna do oitavo período, Ana Giulia de Brito, responsável pela palestra sobre transgeneridade, como uma pessoa trans, foi muito importante ter a chance de poder contribuir com informação na tentativa de mudar certos padrões que foram colocados durante tantos anos.

 

“É importante poder falar sobre esse assunto pois sabemos que existem muitas lutas e pautas sendo discutidas sobre a causa LGBTQIAP+ e, quando eu recebi o convite para participar, vi uma grande oportunidade de fazer a humanização da pauta trans e apresentar dados específicos sobre a vida cotidiana e mostrar que nosso país ainda tem muito que combater esse preconceito, exclusão e mitos que ainda são espalhados como forma de nos deixar cada vez mais as margens da sociedade”, pontua.

 

Arte e a mente

 

O acadêmico e artista, João Vicente Zanella, ressaltou que a Jornada foi pensada a partir de temáticas que fugissem da grade curricular e que trouxessem perspectivas interessantes à ciência psicológica, sendo que uma das possibilidades pensadas foi integrar a arte à semana.

 

“Construo minha identidade visual por meio da pintura e mídias diversas desde 2015. Minha linguagem é abstrata, utilizo objetos comuns como linhas, traços, formas, cores e brinco com escala. Transcrevo o mesmo objeto de diversas maneiras e possíveis perspectivas: são maneiras de observar e sentir uma linguagem subjetiva e construída a partir de referências apreciadas individualmente”, explica.

 

João relata que foi pensado, por meio da experiência proposta, conectar à psicologia clínica e traduzir os quadros como sujeitos que, quando estimulados, pudessem produzir diferentes resultados e significados. “Propor perspectivas visuais ou sensoriais é fazer arte. A psicologia é um território em arte e vice-versa. O psicólogo, assim como o artista, propõe perspectivas, ângulos, pontos de vista, foco, atenção e sensibilidade. Todas essas ferramentas são de ambos e, por meio da experiência pensada para a semana acadêmica, trouxemos essa discussão”, declara.

 

Temáticas relevantes

 

Para o psicólogo clínico e professor das disciplinas de Psicopatologia do curso de Psicologia da UCEFF, Mateus Luiz Franz Troyack, a Psicologia é muito diversificada, oferecendo oportunidades de atuação em diversas áreas, como a clínica psicológica, recursos humanos, psicologia do esporte, neuropsicologia e muito mais.

 

“Em essência, onde houver pessoas, existe espaço para a atuação do psicólogo. Nesse contexto, uma das formas de ampliar as possibilidades de atuação do profissional de Psicologia é o empreendedorismo”, frisa.

 

Mateus aponta que, ao introduzir essa discussão no ambiente acadêmico, os alunos da UCEFF têm a oportunidade de enxergar abordagens singulares para ingressar no mercado de trabalho. “O empreendedorismo pode ser uma maneira criativa e livre de praticar a Psicologia, contribuindo com as pessoas, a sociedade e fortalecendo a Psicologia como ciência e profissão”, finaliza.

Novos conhecimentos


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento