Os ovos foram doados pela empresa PasterOvos
Promover aprendizado prático e ampliar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. Esse foi o intuito da aula prática realizada pelo curso de Nutrição da UCEFF sobre ovos pasteurizados na última terça-feira (28), em Chapecó.
Na oportunidade, os acadêmicos realizaram uma prática laboratorial de técnica dietética sobre leite e ovos, na qual foram preparadas receitas à base de ovos pasteurizados doados pela empresa PasterOvos.
Conforme a professora da disciplina de Técnica Dietética I, Carla Devens, na ocasião foram utilizadas gemas e claras de ovos pasteurizados, assim como ovos integrais no preparo das receitas. “Os alunos puderam ver que a aplicação da gema pasteurizada é a melhor opção para a parte da técnica dietética, pois traz mais segurança na aplicação das receitas por não ter contaminação, preservar o sabor dos alimentos e não mudar nada em qualidade nutricional e visual dos alimentos”, explica.
Carla conta que as receitas preparadas pelos estudantes permaneceram com o mesmo sabor e textura, comprovando que a utilização das gemas e claras pasteurizadas não ocasionou diferença quanto ao ovo in natura.
“A principal vantagem da técnica dietética é a segurança alimentar, pois sabemos que o processo de pasteurização elimina microrganismos patogênicos que podem causar algum problema para quem irá consumir”, frisa.
Momento enriquecedor
Segundo a acadêmica do terceiro período do curso de Nutrição da UCEFF, Eliana Moreira, a alimentação como a base de toda a vida humana e, quando de boa qualidade e variedade, está associada à promoção da saúde. “No atual cenário, pós pandemia, a alimentação está sendo valorizada, principalmente, pela busca por ‘imunidade’. O nutricionista precisa direcionar ainda mais a conduta para a promoção de hábitos alimentares saudáveis, estudando e se atualizando”, pontua.
Eliana destaca que a Técnica Dietética é uma disciplina que estuda as operações a que são submetidos os alimentos e o conhecimento da técnica é de extrema importância, pois auxilia tanto na área de clínica como na área de produção de alimentos, o que contribui para um melhor aproveitamento dos alimentos.
“Conhecer as propriedades dos alimentos contribui para melhor definir uma conduta alimentar na criação de cardápios e no controle de qualidade de alimentações servidas. Para o profissional de Nutrição a importância de compreender e saber aplicar as técnicas dietéticas considerando as propriedades físico-químicas dos alimentos sem descuidar da disponibilidade dos ingredientes e do custo que os compõem, além da praticidade, são um diferencial na formação”, afirma.
Para Eliana, adquirir novos aprendizados em práticas como essa, proporciona uma formação completa aos alunos. “Como futura nutricionista é de grande importância garantir a segurança alimentar e, para que isso se concretize, só há um caminho: o estudo, o qual traz o conhecimento, garantindo a segurança necessária para uma carreira de sucesso”, finaliza.