A sexta edição da Semana Acadêmica do curso ocorreu nos dias 15, 16 e 17 de maio
Possibilitar o aprendizado com profissionais de renome do mercado de trabalho. Esse foi o intuito da VI Semana Acadêmica do curso de Medicina Veterinária da UCEFF, realizada nos dias 15, 16 e 17 de maio.
Segundo a coordenadora do curso, Marla Schneider, o evento foi diversificado e trouxe aos acadêmicos o contato direto com profissionais da área, trazendo novos conceitos, perspectivas e aproximando o aluno ao foco de interesse de cada um.
“Ocorreram palestras simultâneas e o estudante pôde escolher o assunto que mais tinha afinidade e, assim, aproveitar o evento da melhor forma. Alguns dos profissionais palestrantes foram nossos alunos e isso demonstrou o carinho para com o curso e a instituição, pois o cuidado que temos com nossos egressos e as muitas opções que o profissional médico veterinário tem em seu leque de escolhas diferencia a UCEFF”, pontua.
Marla destaca que o curso é pensado de forma humanizada, o qual busca manter o profissional atualizado e o acadêmico no centro da formação, o que é demonstrado pela atuação do Centro Acadêmico de Medicina Veterinária (Camvet). “O CAMVET formulou com carinho a semana acadêmica, com auxílio da coordenação e brilhantemente superou as expectativas para o evento”, frisa.
Busca pela excelência
Conforme a presidente do Camvet, Indiamara Cecatto, a VI Semavet foi organizada desde o ano passado. “Avaliamos como foi a edição anterior e ponderamos o que precisávamos melhorar e mudar. Os participantes do Camvet ficaram responsáveis por áreas de conhecimentos e buscaram palestrantes e patrocinadores”, conta.
Indiamara diz que a escolha dos palestrantes e das temáticas está relacionada com os grupos de estudos promovidos pelo curso. “A maioria dos integrantes do Camvet fazem parte de grupos de estudos e, por meio das pesquisas e discussões levantadas nesses espaços, levamos temas, palestrantes e patrocinadores que são parceiros do curso para estarem presentes na Semavet”, ressalta.
Networking enriquecedor
Para Indiamara, o grande triunfo da Semavet, além da confraternização entre os alunos e o corpo docente, é o networking oportunizado com os palestrantes que vêm de fora. “Nós tivemos vários profissionais com realidades diferentes da nossa região, que vieram do Rio Grande do Sul e do Litoral catarinense. Esse é um dos pontos-chave que ganhamos ao participarmos e elaborarmos um evento como a Semavet”, aponta.
A coordenadora adjunta do curso de Medicina Veterinária da UCEFF, Bruna Alves, reitera que a instituição incentiva e apoia momentos como a Semavet. “Acreditamos que eventos como esses são de grande valia para nossos graduandos, pois os fazem ter contatos e trocas com profissionais que estão no mercado de trabalho, além de serem abordados temas que muitas vezes vão além da graduação”, cita.
Programação primorosa
Bruna conta que, como a Medicina Veterinária possui muitas áreas de atuação, foram realizadas duas noites com palestras simultâneas e os nomes dos palestrantes foram escolhidos por meio de sugestões da coordenação, corpo docente e alunos do Camvet.
“Buscamos nomes de profissionais atuantes nas diversas áreas para trazer temas recorrentes e atuais no mercado de trabalho. O encerramento do evento foi com uma mesa redonda que trouxe diversas áreas que os graduandos podem atuar após a formação, como área comercial, pós-graduação, residência, mestrado e empreendedorismo. Na oportunidade, contamos com dois egressos do curso que compartilharam como foi sua trajetória desde que se formaram na UCEFF. Finalizamos a VI Semavet com uma confraternização que oportunizou um momento de interação e conversa entre os alunos, patrocinadores, professores e palestrantes”, lembra.
Evento inesquecível
O diretor do Núcleo de Práticas Veterinárias da UCEFF (Nupvet) e professor do curso, Matheus Farret, salienta que a VI Semavet foi muito proveitosa por conta da troca de experiências e pelo nível dos palestrantes. “Nós buscamos tirar o nosso aluno do meio acadêmico e colocá-lo de frente para a prática que vemos no dia a dia, o que agrega conhecimentos e experiência de campo aos estudantes, assim como, para nós professores”, finaliza.