20 Jun 2017

Enade: importante para o aluno e para a instituição

Diretor de ensino, Elton Zeni

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação a cada três anos. Devem fazer a prova os alunos concluintes, ou seja, quem já cursou 80% da grade curricular ou quem vai se formar até a metade do ano subsequente.

De acordo com o diretor de ensino da UCEFF, Elton Zeni, a nota do aluno integra o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e serve para avaliar se os alunos estão realmente aprendendo. “As provas do MEC questionam o que o acadêmico sabe e o que ele faz com o conhecimento que tem”, explica. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante deve constar em seu histórico escolar.

Segundo Zeni, a prova avalia o aluno e a instituição. “Algumas empresas estão exigindo a nota do Enade como critério de seleção para candidatos a vagas de emprego. É de interesse das empresas conhecer a qualidade do ensino que o futuro funcionário teve”, argumenta. As notas também colaboram na decisão sobre o percentual de bolsas de estudo e Financiamento Estudantil cedidos pelo governo federal. “É uma maneira de estimular as melhores instituições. A responsabilidade dos alunos, ao fazer o Enade, é consigo mesmo, com a instituição e também com os seus colegas. Naquele momento eles representam a instituição de ensino”, explica.

Um grupo de coordenadores de cursos da UCEFF se organizou e está traçando estratégias internas relacionadas à prova. A intenção é implementar ações para fomentar a cultura do Enade dentro da instituição. Em 2016, foram realizadas capacitações com os professores nos encontros da Central de Atendimento ao Docente (CAD).

Em 2017 realizarão a prova do Enade os alunos concluintes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.

ENADE
prova