O evento foi realizado entre os dias 29 e 30 de agosto e teve como tema “A construção de novos aprendizados”
Fornecer uma formação complementar aos acadêmicos do curso de psicologia dentro de um espaço de diálogo com a comunidade externa sobre assuntos pertinentes à profissão. Esse foi o objetivo da III Jornada de Psicologia, realizada entre os dias 29 e 30 de agosto e que teve como tema “A construção de novos aprendizados”.
O evento contou com palestras relacionadas a temática, exposições artísticas e apresentações culturais, além da I Mostra Científica em Psicologia, na qual foram apresentados os trabalhos acadêmicos e científicos desenvolvidos pelos alunos do curso.
Reflexões necessárias
A noite do dia 29 foi marcada pela realização de duas palestras, ministradas pelos pelos professores de Psicologia Edson Pilger e Márcia March. Para Márcia, cuja área de estudo e prática é a psicologia analítica de Jung, o evento informou aos acadêmicos sobre as diversas abordagens dentro da psicologia e os levou a reflexões iniciais sobre a atuação do psicólogo nas diversas áreas como profissional.
“Como tornar essas informações mais presentes no currículo acadêmico? Como escolher diante de tanta riqueza de conhecimento que oferecem a cada uma delas? Esse é um dos desafios que um estudante de psicologia se depara ao longo da formação e que se estende pela vida afora”, destaca.
A acadêmica de Psicologia da UCEFF, Daiane Ganzer, salientou a importância do evento para os estudantes do curso. “É importante porque possibilita ampliar os conhecimentos sobre a psicologia tendo a oportunidade de ouvir profissionais que estão inseridos no mercado. Com certeza esses momentos enriquecem a nossa vida acadêmica”, enfatiza.
I Mostra Científica em Psicologia
Na noite do dia 30, ocorreu a I Mostra Científica em Psicologia, na qual os estudantes puderam apresentar trabalhos acadêmicos realizados durante a formação. Uma das acadêmicas do curso que teve a oportunidade de realizar a apresentação foi Thaíse Piuco.
Ela conta que essa foi a primeira experiência dela em apresentação de artigos para uma Mostra. “Eu e meu grupo nos propusemos a encarar este desafio, de estarmos lá na frente, compartilhar o que estamos construindo em sala de aula, que são assuntos que merecem maior visibilidade e o maior número de pessoas conseguirmos tocar, pois o conhecimento nos dá a possibilidade de transformação”, pontua.
Segundo Thaíse, a iniciativa em realizar uma Mostra é muito importante para os alunos. “Assim vamos poder fazer psicologia além da sala de aula, além da teoria, compartilhar, debater e colher informações de quem já trabalha com isso a mais tempo e pode nos dar insights de como podemos fazer a nossa construção pessoal e enquanto profissionais”, conclui.