Visita ao Jornal Diário do Iguaçu
Os acadêmicos de Administração da UCEFF tiveram um semestre de atividades bem diversificadas na disciplina Teoria Geral da Administração, ministrada pela professora Márcia Paloschi. Das já tradicionais visitas técnicas à nova metodologia conhecida como sala de aula invertida, os alunos trabalharam os conteúdos teóricos de forma ativa e participativa.
A sala de aula invertida (flipped classroom) é uma modalidade de ensino em que o uso da sala de aula é invertido em relação ao modelo habitual. Tradicionalmente, os alunos assistem aulas nas salas e realizam seus estudos em casa. Nesse novo modelo, os alunos estudam previamente os conteúdos em casa e trazem para a sala de aula os temas para que sejam discutidos com os demais alunos.
No caso do 6° período de Administração, além das exposições teóricas, os alunos aplicaram dinâmicas de forma a proporcionar vivências práticas relacionadas aos conteúdos estudados.
As visitas técnicas orientadas foram realizadas em duas empresas de setores diferentes. A primeira delas foi à Gráfica Arcus, onde os alunos puderam observar processos e fases da produção, a organização como um sistema, controle de qualidade, entre outros aspectos, desde o setor comercial e vendas até a produção, finalização e entrega da produção.
A segunda visita foi ao Jornal Diário do Iguaçu, um veículo de comunicação local, com abrangência regional. Ali os acadêmicos foram recebidos pela editora chefe, Sonia Giaretta, e os demais jornalistas que fazem parte da equipe do jornal. Na ocasião foram descritos os processos diários, desde a apuração dos fatos até a produção, impressão e distribuição dos exemplares para uma grande região que chega até São Miguel do Oeste.
Entre as curiosidades, os jornalistas contaram como acontece uma grande cobertura jornalística, como no caso do acidente com a delegação da Chapecoense. Sonia contou detalhes daqueles dias e noites em que tiveram que noticiar a morte de muitos amigos, além dos jogadores e dirigentes do clube, muitos radialistas, cinegrafistas e repórteres dos meios de comunicação de Chapecó.
Essas atividades estão alinhadas às diretrizes e políticas didático-pedagógicas da UCEFF, que busca formar profissionais empreendedores por meio de uma proposta de ensino superior inovadora. “As abordagens práticas buscam acompanhar a evolução das inovações em um ambiente contemporâneo dinâmico e complexo, contribuindo para que seus egressos sejam protagonistas do seu contexto social”, explica a professora Márcia.