Loading...

NOTÍCIAS

15 Mai 2023

Curso promove pré-evento da Semana de Enfermagem 2023

A temática deste ano é “Valorização do trabalho em Enfermagem e tecnologias em Enfermagem”

 

Fomentar o debate e valorizar a profissão. Esse foi o intuito do pré-evento da Semana de Enfermagem 2023, realizado no último dia 12 de maio e que teve como temática a “Valorização do trabalho em Enfermagem e tecnologias em Enfermagem”. 

 

O evento contou com a participação de duas palestrantes da área, as professoras Ana Paula Geraldi e Julyane Felipette Lima. Segundo a coordenadora do curso de Enfermagem da UCEFF, Tifany Colome Leal, as palestras trataram sobre as tecnologias e a quarta revolução industrial. “Foi uma noite bem proveitosa. Pudemos levar até os acadêmicos informações tanto sobre a valorização da profissão quanto às inovações que temos dentro área”, pontua.

 

Compartilhar experiências e aprendizados

 

A palestrante Ana Paula Geraldi conta que se sentiu desafiada ao ser convidada para falar sobre a temática e a aliar com a própria trajetória profissional. “Foi um desafio enaltecedor ao ver, durante e no final do evento, os feedbacks, discussões e os olhares dos alunos e colegas professores de positividade e entendimento da proposta trazida”, relata.

 

Ana afirma que a temática é de suma importância para a Enfermagem. “A valorização profissional na Enfermagem vai além da valorização financeira, promocional e/ou estratégica. Ela deve ser pautada na valorização e empoderamento pessoal e profissional, pois hoje a Enfermagem é uma das protagonistas do sistema de Saúde”, aponta.

 

Valorização da profissão

 

Para a professora Julyane Felipette Lima a temática escolhida para essa semana é de extrema relevância, tendo em vista que a Enfermagem é o "epicentro" do cuidado. “Somos a maior força motriz e intelectual que move as instituições de Saúde nos mais diversos níveis de atenção. Entretanto, devido a um histórico de subserviência e caridade, a Enfermagem chega a esses tempos como uma profissão desprestigiada e pouco valorizada”, observa. 

 

Ela salienta que é crucial que o debate sobre a valorização do profissional enfermeiro ocorra desde a graduação. “Acredito que espaços de discussão como estes são mais que bem-vindos, pois nossas esperanças de mudanças paradigmáticas deste cenário estão depositadas nos acadêmicos de Enfermagem. Nós, enquanto instituições de ensino, temos o dever de trazer essas reflexões, bem como desenvolver habilidades e competências que elevem nossa profissão a um patamar de maior valorização financeira, social e moral”, finaliza.

Novos conhecimentos


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento