06 Out 2023

Curso de Psicologia realiza Seminário sobre “Psicoterapia Tomista”

A atividade foi ministrada pelo coordenador do curso, Domingos de Palma

Trazer novos olhares sobre temáticas relevantes à profissão do psicólogo. Esse foi o intuito do seminário realizado pelo curso de Psicologia na última quinta-feira (5), sobre “Psicoterapia Tomista”.

A atividade foi conduzida pelo coordenador do curso, Domingos de Palma, que ressaltou a relevância do tema. “O seminário de ‘Psicoterapia Tomista’ é uma referência a uma possibilidade de se tratar de forma psicoterápica com embasamento na filosofia do grande doutor da Igreja Católica, São Tomás de Aquino”, explica.

Domingos aponta que a abordagem leva em consideração outros aspectos do ser humano como um todo. “Nesse sentido os alunos puderam vislumbrar em uma caminhada histórica o conhecimento teórico a respeito desta abordagem com forte embasamento filosófico”, observa.

Momento enriquecedor

Para a acadêmica do oitavo período de Psicologia, Gabriela Pavoski, o Seminário permitiu aos estudantes retomarem a sensibilidade da visão de analista. “No decorrer da graduação aprendemos novas teorias e ficamos um pouco engessados, mas falar sobre a alma e a espiritualidade, apesar de ser a partir do olhar da ciência e história, faz com que percebamos o que rege a essência do ser humano e assim colocar em prática a fala do grande Carl Jung: ‘Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana’, finaliza.

Novos conhecimentos