As aulas com os especialistas foram realizadas de forma remota nos dias 23 e 24 de setembro
Trazer profissionais de prestígio nacional e internacional com o intuito de compartilhar experiências aos acadêmicos. Este é o objetivo do curso de pós-graduação em Engenharia de Produção Lean Thinking da UCEFF, que realizou duas aulas remotas nos dias 23 e 24 de setembro com a presença dos palestrantes Graziela Tonin e William Franco.
Segundo a coordenadora dos cursos de pós-graduação da instituição, Marivane Menuncin Viera, o curso, que está na segunda turma, conta com aulas presenciais e remotas. “Nessas aulas o professor trará os palestrantes para possibilitar um momento enriquecedor com os estudantes, para que eles possam desenvolver ainda mais os conhecimentos da disciplina”, pontua.
Palestrantes de peso
O professor da disciplina, Gefferson Vivan, a ideia de trazer palestrantes de fora e de peso é para conectar os alunos com a realidade do dia a dia profissional, não somente da região e do estado, mas também do país e no mundo.
“Buscamos conectar as pessoas. Trouxemos os palestrantes justamente para que possam trazer um pouco desse conhecimento para nossos alunos que poderão degustar do que acontece em outros cenários”, diz.
Ganho para todos
Para Gefferson, é importante desmistificar a visão interiorana que a região possui. “Somos considerados de interior, onde as coisas aparentam ser difíceis de chegar ou atrasadas. Mas fomos buscar e conseguimos trazer para uma conversa essas pessoas que poderão imbuir dentro da cabeça dos nossos alunos a realidade que acontece lá fora”, ressalta.
Ele destaca que todos ganham em ações como essa. “Não somente a instituição, mas também os acadêmicos e até mesmo a empresa em que eles trabalham e nosso ecossistema como um todo ganham no processo. Nesse ponto está a importância de nos conectarmos com pessoas de grande calibre no cenário nacional e mundial, pois isso vem a somar para todos”, salienta.
Busca pela inovação
De acordo com a palestrante Graziela Tonin, atualmente não basta mais inovar, é preciso inovar rapidamente, com um mecanismo interno bem estruturado e organizado para que o negócio consiga sobreviver e se manter competitivo no curto e médio prazo.
“Nessa aula iremos abordar os principais pilares para inovação de forma prática e como com passos simples e consistentes já é possível obter bons resultados para o negócio. Bem como, a importância de desenvolver a conexão com o ecossistema local e mundial, aprender e contribuir com ele”, explica.
Graziela enfatiza que hoje não faz mais sentido, por exemplo, acreditar que um setor interno e isolado de inovação vai dar conta de acompanhar a concorrência ou o mercado, pois já nasce obsoleto. “Quem não conseguir implementar rapidamente uma cultura inovadora está fadado a ter seus lucros impactados significativamente, muitas vezes levando ao fim do negócio. Conectar, experimentar e agir. Vou compartilhar um pouco do que funciona para nós, para nos manter no topo do mundo”, detalha.
Importância da criatividade
William Franco trará uma fala sobre a Indústria 4.0 e a importância da criatividade atualmente. “Hoje vivemos a quarta revolução industrial, na qual os empregos se transformam devido à tecnologia. É preciso fazer o uso criativo dessa tecnologia a fim de encontrar soluções para os problemas. Esse é o grande diferencial que precisamos ter enquanto profissionais e desenvolver nas pessoas”, enfatiza.
Conforme o palestrante, futuramente a criatividade fará a diferença aos profissionais que estiverem preparados para essa quarta revolução industrial. “As pessoas que estiverem qualificadas, a par das novas tecnologias e sabendo como as aplicar de forma a trazer resultados, fazer sentido e estar alinhado com toda a estratégia da empresa, é quem realmente vai ter um diferencial nas oportunidades de carreira”, conclui.