12 Dez 2023

Curso de Odontologia UCEFF projeta 2024

O curso, que já formou três turmas, realizou mais de 2.500 atendimentos à comunidade no último ano

Formar profissionais cirurgiões-dentistas clínicos generalistas que saibam utilizar a saúde baseada em evidências na prática diária com aptidão para trabalhar nas diversas áreas da odontologia. Esse é o objetivo do curso de Odontologia da UCEFF que busca suprir a demanda do mercado por profissionais tanto na rede pública quanto privada, levando em consideração o perfil e as características da região.

Em 2023, o curso, que já formou três turmas, colocou em prática projetos voltados para o aperfeiçoamento da formação acadêmica dos estudantes, bem como ao atendimento da comunidade externa. Segundo o coordenador do curso, Marcos Takemoto, o ano foi muito proveitoso.

“Demos continuidade a projetos antigos que tínhamos o sonho de implantar. Como exemplo, em 2023 iniciamos o atendimento a pacientes com dores crônicas na face e planejamos no próximo ano abrir as portas para a comunidade ser atendida. A direção não poupou esforços em investimentos na infraestrutura e na parte acadêmica com o intuito de proporcionar a melhor experiência aos alunos”, afirma.

Para o coordenador, que está há 10 anos à frente do curso, 2023 também foi um ano de aprendizados. “Ao fazer o exercício de olhar para trás e avaliar nosso próprio trabalho, podemos corrigir falhas e entregar o melhor futuramente. É muito gratificante poder realizar essa retrospectiva e ver o quanto o último ano foi produtivo e o resultado pode ser visto no feedback positivo dos acadêmicos”, pontua.

Colhendo os frutos

De acordo com a coordenadora adjunta do curso de Odontologia, Flávia Giusti, a clínica escola de Odontologia da UCEFF Chapecó teve uma média de 2.500 pacientes atendidos em 2023.

“Foram realizados procedimentos das mais diversas áreas ensinadas durante o curso. Dentre esses, destacam-se o tratamento de canal, restaurações, cirurgias, extrações de dentes, profilaxias, próteses, periodontia, entre outros”, detalha.

Flávia frisa que todos os procedimentos são realizados pelos alunos do curso de Odontologia com supervisão dos professores na clínica. “Cada vez mais é possível perceber a importância do curso para a comunidade chapecoense devido ao número expressivo de atendimentos e de pacientes que vêm até a UCEFF em busca de tratamento”, enfatiza.

Olhos no futuro

O coordenador Marcos projeta para o próximo ano grandes conquistas para o curso de Odontologia da UCEFF. “Nossas perspectivas para 2024 são as melhores. Somos um curso bastante maduro que está para formar a quarta turma e que consegue enxergar os erros e acertos que apontam o caminho do sucesso. Temos a previsão de reformar nossa clínica escola com investimentos em equipamentos e tecnologia, além de qualificar ainda mais nosso corpo docente para preparar nosso estudante para o mercado de trabalho”, finaliza.

Novos horizontes