O projeto busca pensar atividades de alimentação saudável com crianças do município
Promover a alimentação saudável com crianças por meio de ações nas escolas do município. Esse é o objetivo do projeto de parceria do curso de Nutrição da UCEFF com a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Chapecó, durante a semana do Dia das Crianças.
Segundo a coordenadora do curso, Micheli Mayara Trentin, o projeto visa a educação nutricional. “Os acadêmicos vão participar junto a nutricionistas do CRE para realizarem atividades dinâmicas com centros educacionais da cidade e até mesmo na Aldeia Fen'nó, junto às crianças indígenas”, explica.
As atividades serão realizadas nas escolas EIEF Fen'nó, EEB Marcolina R. da Silva, EEB Zitta Flach, EEB Prof. Zélia Scharf, EEB Coronel Lara Ribas e EEB Prof. Geni Comel.
Aprendizado dinâmico
Micheli destaca que a ação será realizada de forma dinâmica com os alunos. “Será um jogo de cartas no qual os estudantes, divididos em grupos, terão perguntas e respostas sobre a importância de consumir frutas, verduras, legumes, alimentos integrais e água. Ao final, eles ganharão um brinde focado para a alimentação saudável”, detalha.
A coordenadora ressalta que o intuito é fazer com que as crianças aprendam que é possível consumir alimentos gostosos, saborosos e nutritivos, sem ser difícil a preparação. “Conseguimos fazer preparações com sobras de alimentos com cascas de alimentos, com frutas, verduras e legumes que ficam saborosos. Muitas vezes as famílias não sabem como os utilizar e queremos trabalhar nesse sentido o aprendizado”, frisa.
Educação nutricional na prática
De acordo com Micheli, a atividade vem para os acadêmicos colocarem em prática tudo o que aprenderam na teoria. “É o momento de ressaltar a importância da alimentação e de repassar esses conhecimentos. São pequenas atividades e orientações que às vezes acabam por melhorar a vida das crianças e das famílias”, enfatiza.
Ela pontua que a atividade é um serviço à comunidade. “Quanto mais informações a gente conseguir levar à sociedade, maior vai ser a qualidade de vida dessas pessoas e o bem-estar delas”, aponta.
Cuidar de nosso futuro
Conforme as nutricionistas da CRE de Chapecó, Maíra Caliari e Gabriela Costa Moreira, as crianças sofrem grande influência dos hábitos alimentares e do estilo de vida dos familiares. “Crianças com maus hábitos alimentares tendem a se tornar obesas na adolescência e na fase adulta. Logo, a prevenção da obesidade e de doenças crônicas deve ocorrer desde a infância e seguir pelo resto da vida”, salientam.
Maíra e Gabriela afirmam que, nesse contexto, a educação alimentar e nutricional objetiva estimular a adoção voluntária de práticas e escolhas alimentares saudáveis que colaborem para a aprendizagem, a boa saúde do escolar e a qualidade de vida do indivíduo.
“A escola é o local onde as crianças passam grande parte da infância, socializando com amigos e realizando refeições em grupo. Fazer parte do crescimento das crianças e ajudá-las na formação dos hábitos alimentares por meio de educação nutricional é de extrema importância”, dizem.
Benefícios para todos
A acadêmica do curso de Nutrição, Luciana Costa Soares, acredita que as ações são de grande importância, já que é na infância que se criam os hábitos alimentares que serão levados para a idade adulta.
“As crianças poderão conversar sobre uma alimentação mais saudável com os pais e com isso mudar alguns hábitos alimentares de toda a família e, assim, trazer uma melhor qualidade de vida”, conclui.