15 Dez 2023

Curso de Medicina Veterinária da UCEFF projeta 2024

O curso, que é um dos destaques da região, terá novidades para o próximo ano

Preparar o acadêmico para atuar com qualidade no crescente mercado veterinário no Brasil. Esse é o objetivo do curso de Medicina Veterinária da UCEFF, que ganha destaque pela excelência pedagógica, estrutura física moderna e corpo docente qualificado com experiência no mercado de trabalho.

Segundo a coordenadora adjunta do curso de Medicina Veterinária da UCEFF, Bruna Farias Alves, o ano de 2023 foi repleto de realizações e crescimento para o curso. “Nossa Fazenda Escola ganhou forma e tivemos o nascimento de cordeiros e terneiros. As nossas galinhas e codornas de postura foram instaladas e estão produzindo a todo vapor. Além disso, tivemos a realização de muitas aulas práticas e cursos no decorrer do ano, tanto nos nossos espaços como em propriedades parceiras”, conta.

Bruna também destaca a V Semavet, semana acadêmica do curso realizada entre os dias 18 e 20 de maio. “O evento foi um sucesso. Fizemos três palestras simultâneas e conseguimos abordar as áreas mais variadas de atuação do médico veterinário e ainda tivemos a oferta de quatro cursos práticos”, relata.

Medicina Veterinária em destaque

O curso de Medicina Veterinária foi um dos destaques da Feira das Profissões 2023 da UCEFF. Bruna pontua que o espaço apresentado aos visitantes foi carinhosamente organizado pelos alunos. “Foram trazidos animais da fazenda escola e montado espaços para animais de companhia e animais silvestres. Além disso, nossos alunos fizeram a apresentação do curso e mostraram, com orgulho, porque escolheram a UCEFF”, diz.

A coordenadora ainda ressalta que em 2024 o curso formará a terceira turma de médicos veterinários da UCEFF. “O que nos deixa felizes é o fato de a maior parte deles já estarem inseridos no mercado de trabalho. Estamos muito orgulhosos dos nossos esforços estarem dando frutos”, afirma.

Atendimento diferenciado

O coordenador do Nupvet, Matheus Farret, pondera que o Núcleo teve um grande salto no desenvolvimento em 2023. “O número de pacientes que passaram por aqui de fevereiro a dezembro ultrapassou a marca dos 500, o que fez os nossos acadêmicos vivenciarem a rotina de uma clínica veterinária. Nossos estudantes podem acompanhar os atendimentos durante as aulas práticas ou até mesmo na rotina diária do Nupvet. Isso permite o entendimento de onde são aplicados os conhecimentos adquiridos em sala de aula, o que torna o aprendizado mais interessante e concreto”, completa.

Matheus revela que um dos pontos que mais chama à atenção é a diversidade de procedimentos e espécies que são atendidas no Nupvet. “Desde de aves de vida livre, cesarianas em ovinos e até cirurgias complexas em equinos e pequenos animais. Temos muito orgulho em dizer que o Nupvet se torna, a cada dia que passa, um local que é visto não só como um laboratório que pertence ao curso de Medicina Veterinária, mas também um ambiente que proporciona a vivência clínica para nossos estudantes”, confirma.

Gilmar Seidel, tutor do Urso José e da Mel Aparecida, pacientes do Nupvet, agradece o atendimento recebido. “Quero fazer um agradecimento especial ao Nupvet, pois estamos muito felizes e satisfeitos com a equipe. Todos são muito competentes, motivados e organizados. A satisfação é completa e com certeza vou recomendar para quem puder”, garante.

Olhos no futuro

De acordo com a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da UCEFF, Marla Schneider, o ano de 2024 será repleto de novidades aos acadêmicos. “Com o intuito de melhorar cada vez mais esse curso que já se destaca na região, o próximo ano será de muitas inovações para a IES e os acadêmicos. Os graduandos do curso terão novidades relacionadas ao Núcleo de Práticas Veterinárias (Nupvet), que farão a diferença na casuística e nos atendimentos, mudanças essas que visam os alunos em formação e os formados”, cita.

Marla também aponta que haverão muitas práticas na Fazenda Escola, cirurgias e disponibilidade de monitorias e estágios. “Os alunos também podem se preparar pois atividades não vão faltar, novos grupos de estudos ativos serão abertos, melhorando muito as áreas de interesse.

A coordenadora assegura que a coordenação do curso está com um olhar especial em relação aos cuidados com o aluno, visando cada vez mais formar um profissional humanizado, buscando sempre a qualidade na formação. “A coordenação está presente em todos os sentidos, professores acessíveis e atualizados nos conteúdos, muitas práticas, feiras, semanas acadêmicas, e principalmente o cuidado com os alunos que é o grande diferencial da UCEFF”, reafirma.

De braços abertos

Para Marla, um dos grandes diferenciais do curso de Medicina Veterinária da UCEFF é o Centro Acadêmico. “Nosso Camvet se destaca na representatividade dos alunos que promovem cada vez mais o crescimento do curso. Os novos alunos serão recebidos pelos veteranos com muito carinho e poderão vivenciar os diferenciais da UCEFF que almeja construir carreiras vencedoras por meio de uma educação com fortes raízes empreendedoras e que acredita no protagonismo, criatividade e nos bons relacionamentos”, conclui.

Fernanda Simoni, acadêmica do décimo período do curso, frisa que a implementação da Fazenda Escola e a ativação da ala de grandes animais do Nupvet, foram momentos importantes tanto para o curso quanto para os alunos, que são os mais beneficiados. “O ano de 2023 foi incrível, com várias atividades extracurriculares, como a feira das profissões, onde nós alunos tivemos a oportunidade de interagir com o público e transmitir a nossa experiência durante o curso de Medicina Veterinária”, finaliza.

Novos horizontes