17 Ago 2023

Curso de Enfermagem realiza ação do mês do aleitamento materno

As estudantes montaram um mural na unidade da UCEFF Palmital em prol da conscientização sobre a amamentação

Promover a conscientização e incentivar o aleitamento materno. Esse foi o intuito da ação promovida pelo curso de Enfermagem da UCEFF na última quarta-feira (16). As estudantes montaram um mural na unidade da UCEFF Palmital sobre a campanha Agosto Dourado.

Segundo a coordenadora do curso, Tifany Colomé Leal, o objetivo é incentivar o aleitamento materno e sensibilizar a população de que o leite materno é a maior fonte de nutrição que o bebê necessita até os seis meses de vida.

“A ação foi realizada pelas acadêmicas do sexto período sob orientação da professora da disciplina de Saúde da Mulher e da Criança, Andreia Cristina Dall Agnoll. É bem importante trazer essa sensibilização para além da sala de aula, junto a comunidade acadêmica, para que se sensibilize a respeito de um assunto tão importante como é o aleitamento materno”, diz.

Alimento completo

De acordo com Andreia, durante o mês de agosto diversas mobilizações com o intuito de conscientizar a sociedade acerca dos benefícios do aleitamento materno são realizadas no país e no mundo. A professora ressalta que o leite materno é um alimento completo e isso significa que, até os 6 meses de idade, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite).

“Ele é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite e é rico em anticorpos, o que protege a criança de muitas doenças como diarreia, infecções respiratórias, alergias, além de diminuir o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na fase adulta”, destaca.

Andreia pontua que a amamentação ainda favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê. “Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração. Crianças amamentadas no peito são mais inteligentes, há evidências de que o aleitamento materno contribui para o desenvolvimento cognitivo”, salienta.

Apoio a amamentação

A professora conta que a Semana Mundial de Aleitamento Materno deste ano tem como tema "Apoie a Amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham". A temática busca trazer o impacto da licença remunerada, do apoio no local de trabalho e das normas parentais emergentes sobre a amamentação por meio das lentes dos próprios pais.

Para Andreia, a temática deve ser discutida nos mais diversos âmbitos da sociedade. “Nós enquanto educadores e profissionais da área da saúde devemos trazer esse tema para discussão em sala de aula e na instituição visando a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno pensando que essa prática traz benefícios para a puérpera, para o bebê e a sociedade. Cada mãe e pai apoiados nesta prática terão uma jornada de amamentação mais bem sucedida, satisfatória, enriquecedora e memorável”, conclui.

Busca pela conscientização

Nathália Cavalli, acadêmica do sexto período do curso de Enfermagem da UCEFF e que participou da elaboração e montagem do mural, frisa que o mês do aleitamento materno vem para fazer a conscientização sobre a amamentação, também conhecido como agosto dourado pois o ouro representa a qualidade do leite materno.

“O leite materno é o principal alimento para o bebê, é a primeira forma de vacinação, prevenção e combate de muitas doenças que acometem os recém-nascidos, além de aproximar a mãe e o bebê, o que traz conforto para ambos e possibilita maior troca de afeto entre ambos”, finaliza.