22 Mai 2023

Curso de Enfermagem promove evento integrador

O evento contou com a participação dos cursos das unidades de Chapecó e Itapiranga

Promover a integração entre os acadêmicos e desenvolver novos conhecimentos da área. Esse foi o intuito do evento integrador do curso de Enfermagem da UCEFF, realizado no último sábado (21) e que envolveu estudantes das unidades de Chapecó e Itapiranga.

Segundo a coordenadora do curso, Tifany Colome Leal, pela manhã ocorreu uma mesa redonda com a enfermeira fiscal da subseção de Chapecó do Conselho Regional de Santa Catarina (Coren/SC), Carolise Ana Basso, a enfermeira e representante da regional de Saúde, Ediane Bergamin, e a representante da Vigilância Ambiental do município de Chapecó, Karina Giachini.

“Foi uma rodada com várias informações, na qual elas expuseram como cada uma atua, falaram sobre a valorização da profissão, bem como sobre a questão da sustentabilidade em relação ao conhecimento e as práticas relacionadas a Enfermagem”, pontua.

Momento de integração

Na parte da tarde, ocorreu a integração entre os cursos de Enfermagem das unidades de Chapecó e Itapiranga. De acordo com Tifany, na oportunidade foi realizada uma atividade prática relacionada à inteligência emocional. “Foram usadas máscaras e em cada uma os alunos colocaram o sentimento que sentiam naquele momento. Em seguida, eles tiveram que encontrar nos outros colegas que estavam na sala outros sentimentos parecidos ou iguais para se complementarem”, descreve.

Novos aprendizados

Para a estudante do 3º período de Enfermagem da unidade de Chapecó, Marceli Luiza Hilha, é em eventos como esse que os acadêmicos podem ver como a profissão é grande e bonita, como ela pode fazer a diferença e como existem diversos campos de atuação. “A semana da Enfermagem foi muito importante para nós estudantes, pois pudemos conhecer diversas áreas de atuação do enfermeiro que às vezes em sala de aula não conhecemos”, relata.

Marceli destaca que o evento foi muito proveitoso. “Nesses eventos podemos conhecer outros profissionais incríveis que passamos a admirar e que contribuem e muito para nossa formação, com as histórias e experiências. Sem contar o aprendizado que temos com as dinâmicas propostas na semana de Enfermagem, na qual pudemos abrir os olhos e mente para novas perspectivas de pensamentos, escolhas e condutas, para podermos olhar para dentro de nós e refletir sobre tudo”, salienta.

Já o estudante do 3º período de Enfermagem da unidade de Itapiranga, João Paulo Calson, o momento foi de suma importância na carreira de qualquer acadêmico, pois proporcionou novas experiências e aumentou o network, o que contribuiu na formação pessoal e acadêmica.

“Essa integração dos cursos nos trouxe vários momentos de reflexão sobre qual profissional queremos ser, bem como a importância da profissão que escolhemos e da saúde mental para o profissional que atua cuidando de pessoas”, frisa.

João conta que o momento de apresentação de trabalhos científicos é repleto de emoções. “Isso nos desafia a ser melhores como pessoa e profissionalmente, pois se observa uma grande necessidade de escrevermos para aprimorar nossos conhecimentos e trazer o que há de melhor em Saúde quando estivermos inseridos no mercado”, finaliza.

Novos conhecimentos