A feira, que ocorreu dos dias 6 a 15 de outubro, teve diversas atividades relacionadas à profissão
Possibilitar aprendizados práticos aos acadêmicos e aproximar a instituição de empresas de renome na região e no cenário nacional. Esse foi o intuito da aula prática realizada pelo curso de Agronomia da UCEFF na Efapi 2023, maior feira de exposições do Oeste Catarinense que ocorreu dos dias 6 a 15 de outubro em Chapecó.
Na oportunidade, os estudantes do curso foram orientados pela coordenadora, Magdalena Lajus Travi, a participarem de diversas atividades relacionadas à Agronomia, tais como visitas a espaços com máquinas e implementos agrícolas, insumos, cooperativas e ampliar o networking com colegas, docentes e profissionais da área, além de visitarem o espaço da UCEFF no Parque Desbravalley, local repleto de inovação e tecnologia.
Programação cheia
No dia 11, os alunos puderam acompanhar uma palestra com o tema “Nutrição de ovinos”. Já no dia 12, os acadêmicos tiveram diversas atividades ao longo do dia, sendo três oportunidades de acompanhar a ordenha do torneio leiteiro - às 6h, 15h e 22h - e uma palestra com a temática “Rastreabilidade na ovinocultura” durante a tarde.
O dia 13 também foi cheio de atividades voltadas aos profissionais agrônomos, tais como duas ordenhas (6h e 14h), exposição morfológica da raça Crioula, dois julgamentos de animais jovens das raças Holandesa (9h) e Jersey (14h), concentração de machos crioulos (14h) e a apresentação “Morfologia e padrão racial” durante a tarde.
No sábado (14), os estudantes foram orientados a participarem da exposição morfológica da raça Crioula (8h às 18h) e de bovinos (9h às 22h), bem como dos julgamentos dos animais em lactação das raças Holandesa (9h) e Jersey (14h). Às 14h também ocorreu o Projeto Sebrae em apoio à ovinocultura e caprinocultura com os temas: “Cenário da ovinocultura de corte em Santa Catarina”, “Cenário da Ovinocultura e Caprinocultura de Leite em Santa Catarina”, “Mercado”, “Cadeia Produtiva”, “Políticas Públicas da Secretaria de Estado da Agricultura para o setor”, “Apoio acadêmico”, “Ensino na Produção Animal e Impacto no Campo e na Sociedade” e “Espaço para manifestações dos participantes”.
Momento enriquecedor
Segundo a coordenadora Magdalena, a feira foi uma oportunidade de aproximar os alunos do que há de novidade nas tecnologias voltadas à Agronomia, criar e enriquecer a rede de contatos com profissionais da área e prospectar negócios.
“As instituições de ensino superior possuem vínculo com o setor produtivo, sendo responsável por contribuir para o desenvolvimento econômico, social, científico e tecnológico, resultando assim em suporte para a demanda de recursos humanos preparados em meio às transformações e adequações exigidas pelo mercado de trabalho atual”, cita.
Teoria em prática
O egresso do curso e atual professor nas disciplinas de “Agricultura digital” e “Plantas de lavoura”, Franck Pablo Ramos, conta que a aula prática foi pensada para mostrar aos acadêmicos as novas tecnologias no mercado, principalmente as voltadas à análise de dados e telemetria de máquinas.
“É muito importante que nossos acadêmicos tenham contato com essas práticas, pois nos últimos tempos ocorreu uma evolução muito significativa do uso de tecnologia na agricultura. Por esse motivo, precisamos formar profissionais que trabalhem com essas ferramentas e as saibam manejar, pois futuramente, ao atuarem como engenheiros agrônomos em grandes empresas, poderão ser profissionais completos capazes de analisar todas as safras e tomar decisões assertivas com base em análise de dados”, afirma.
Olhos no futuro
Para o estudante do oitavo período do curso de Agronomia da UCEFF, Luiz Pedro Piccinini de Cesaro, a aula foi proveitosa pois tratou do futuro da profissão. “Tivemos acesso a novos conhecimentos e tecnologias que vêm sendo implementadas no campo. A atividade cumpriu o propósito de abrir novos horizontes em nosso futuro profissional para podermos nos destacar no mercado de trabalho”, finaliza.