Para quem gosta de cozinhar, fazer receitas na medida respeitando cada passo, já deve ter se deparado com o dilema de o que fazer com as claras quando só são necessárias as gemas do ovo, e vise-versa. Na aula de práticas dietéticas, do curso de Nutrição, as estudantes do 3° período, puderam preparar diversas receitas sem ter de enfrentar esse problema.
Os estudantes, divididos em duplas produziram diferentes receitas com os ingredientes disponíveis, o objetivo da atividade era trabalhar as formas corretas de preparo dos diferentes tipos de leites e de ovos.
A professora da disciplina, Micheli Trentin, explica que a disciplina trabalha as formas de preparação culinária com base em medidas determinadas para que qualquer pessoa que for reproduzir a receita vai ter o mesmo resultado de sabor, textura e cor. “Nessa aula de leite e ovos, o objetivo é aprender os cuidados no preparo desses alimentos, pois existem vários tipos de leites e de ovos e cada um com um preparo especifico”, explica Micheli.
Dentre as receitas, foram produzidos quindins, suspiros, ovos mexidos, pudim de leite diet, omelete, leite condensado sem lactose, maionese, panqueca americana e panqueca salgada.
A parceria
Para a atividade, o curso de Nutrição recebeu uma doação da empresa Pasterovos que trabalha com ovos pasteurizados - sejam claras, gemas ou na forma integral. A Pasterovos disponibilizou os três formatos do produto que vem em garrafas de 1kg. Essa é uma forma de evitar desperdício em receitas com grandes quantidades de parte dos ovos.