A ação é parte da Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho
Promover o bem-estar dos trabalhadores, com ênfase na saúde mental. Esse é o intuito da ação realizada pelo curso de Psicologia da UCEFF, em parceria com empresas e entidades chapecoenses.
Na rodada feita durante a tarde de quinta-feira (1º), o acadêmico do oitavo período do curso, Ramon Diego Almeida Schettini, foi escolhido para falar sobre saúde mental, com enfoque na questão da Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat).
Ele conta que já foi convidado e realizou palestras em outras oportunidades, sempre acompanhado pelo coordenador do curso, Domingos Palma, e orientado pelo corpo docente.
Ajuda importante
Segundo o estudante, na ocasião ele e o professor Domingos puderam falar sobre várias questões referentes à saúde mental. “Trata-se de uma condição psíquica que cada ser humano tem que lidar. Como lidar com as emoções? Muitas vezes as pessoas não sabem como lidar com a própria tristeza, felicidade e frustrações”, pontua.
Ramon destaca a importância em entender as diferenças entre as emoções permanentemente presentes no dia a dia. “Existem alguns discursos, que particularmente considero equivocados, os quais afirmam que os seres humanos são iguais. Penso justamente o contrário, pois as pessoas são diferentes e não podem ser tratadas da mesma forma”, enfatiza.
Papel de todos
Para o aluno, todas as esferas da sociedade devem estar envolvidas e dispostas a aprender como lidar com as diferentes personalidades e emoções. “Seja os idosos, as crianças, os trabalhadores ou pessoas acometidas com alguma deficiência, é preciso entendê-las. A palestra possui esse viés de poder passar algumas mensagens, visões e hipóteses, que podem auxiliar essas pessoas a entenderem as próprias questões, dentro das limitações e dos poderes de alcance de cada um”, conclui.