09 Nov 2023

Acadêmicas de Enfermagem da UCEFF realizam atividade alusiva ao Novembro Azul

A atividade foi realizada junto a Secretaria de Serviços Urbanos da prefeitura de Chapecó

Fomentar a importância do autocuidado e oportunizar novas experiências aos estudantes. Esse foi o objetivo da atividade realizada pelo curso de Enfermagem da UCEFF na última quarta-feira (8), junto a Secretaria de Serviços Urbanos da prefeitura de Chapecó.

Na ocasião, as acadêmicas do sexto período Nathalia Cavalli Vicente, Taelin Aparecida Nunes e Júlia Brustolin Prigolli do sexto período de Enfermagem da UCEFF, realizaram uma atividade de extensão na qual abordaram temas relativos à saúde do homem e do trabalhador.

Segundo a professora e orientadora das alunas, Yaná Tomasi, as estudantes puderam abordar com a comunidade a importância de hábitos saudáveis para a manutenção da saúde, direcionada ao público masculino como alusão à campanha do Novembro Azul.

“Foi uma experiência ímpar poder desenvolver habilidades de comunicação e as práticas de educação em saúde tão presentes em nossa profissão. Atividades como essa são importantes ferramentas de aproximação das instituições de ensino superior e dos estudantes com a comunidade externa, propiciando ao aluno o contato com a comunidade em todo o período de formação”, ressalta.

A professora cita que a atividade teve o objetivo de sensibilizar os trabalhadores acerca dos cuidados com relação à saúde, principalmente neste mês alusivo à saúde do homem. “Na formação em saúde, atividades de extensão são consideradas cada vez mais questões centrais relativas à transformação das práticas dos futuros profissionais, contribuindo no desenvolvimento de intervenções capazes de se aproximar das necessidades da população e da realidade sanitária experienciada”, enfatiza.

Momento enriquecedor

De acordo com a acadêmica Nathalia, a experiência foi muito proveitosa. “Foram temas muito gratificantes de abordar pois os conseguimos concretizar aos trabalhadores e eles se mostraram interessados nos assuntos”, finaliza.

Novos conhecimentos