29 Set 2023

1º Hackathon da UCEFF premia acadêmicos

O prêmio foi entregue aos melhores trabalhos apresentados durante o 2º Ciclo de Conhecimentos Compartilhados

Incentivar os acadêmicos a desenvolverem a criatividade e a inovação no meio acadêmico. Esse foi o intuito do 2º Ciclo de Conhecimentos Compartilhados da UCEFF, que envolveu os cursos de Agronomia, Arquitetura e Urbanismo e engenharias da instituição e teve como tema “Mercado, Tecnologia e Inovação”.

O Ciclo, que ocorreu durante o mês de maio, foi uma parceria entre a UCEFF e o Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (DEATEC). Ao todo, foram mais de 40 horas de atividades que envolveram profissionais, empresas e entidades da região. O objetivo do evento foi trazer o que acontece atualmente nas empresas e inflar a sinergia entre a instituição e a atuação profissional.

A premiação

Na edição deste ano, ocorreu o 1º Hackathon da UCEFF que premiou na noite da última terça-feira (26) os melhores trabalhos acadêmicos apresentados durante o Ciclo. Os três primeiros colocados receberam uma premiação em dinheiro, sendo que o primeiro lugar recebeu R$ 750, o segundo R$ 500 e a terceira equipe R$ 250. Foram levados em consideração a participação do grupo no Ciclo, o trabalho em equipe, o modelo de negócio e o vídeo de apresentação.

O primeiro lugar ficou com a dupla de acadêmicos de Engenharia Elétrica, Juliane Ferri e Roberto Deitos Filho, com o projeto S.A.R.A. Os estudantes desenvolveram um sistema de monitoramento feito por inteligência artificial para segurança patrimonial, cuja aplicação da domótica (ou casa inteligente) é voltada para o controle de acessos ou a subtração de algum patrimônio, com o monitoramento contínuo automatizado, respostas rápidas e sistemáticas.

Estimular o conhecimento

Para o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCEFF, Alex Bedin, o Ciclo de Conhecimentos Compartilhados é um momento ímpar na formação dos acadêmicos. “Além de propor a relação entre os cursos, acadêmicos e a atuação profissional, o evento busca interagir com novas tecnologias e novos serviços, em um processo de capacitação diferenciado, no qual a teoria e a prática contribuam para o perfil de um novo profissional inovador”, frisa.

Segundo o coordenador das engenharias da UCEFF, Fabiano Faller, a experiência empreendedora na graduação traz benefícios aos alunos. “É de suma importância os acadêmicos terem essa experiência de pensar fora da caixa, analisar um problema e propor soluções. Tivemos excelentes trabalhos em diversas áreas e foi ótimo ver que os estudantes realmente se dedicaram, pensaram, validaram a problemática e a solução”, conta.

Momento enriquecedor

De acordo com o acadêmico do décimo período de Engenharia Elétrica da UCEFF, Roberto Deitos Filho, o Hackathon foi uma oportunidade de se desafiar e pensar fora da caixa. “A UCEFF cumpre esse papel de incentivar os estudantes a pensarem diferente e não ser só mais um na sociedade. Essas competições nos instigam a fazer o nosso melhor seja no meio acadêmico ou no mercado de trabalho. Saio com o sentimento de dever cumprido”, ressalta.

Roberto pontua que os alunos precisam estar atentos às oportunidades oferecidas durante a graduação. “É necessário que avancemos em nossa formação e não apenas busquemos o certificado de conclusão do curso. Precisamos aproveitar ao máximo o período que passamos na UCEFF e deixar um legado aos nossos colegas de que existem inúmeras possibilidades para nós durante a graduação, basta sabermos buscá-las”, finaliza.

Novos horizontes