Nos dias 6, 7 e 29 de junho, os acadêmicos do 5º semestre do curso de Licenciatura em Matemática fizeram defesa de qualificação do Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) em banca requisito necessário para realização do TCC II. A banca que avaliou a socialização do TCC I, foi integrada pelos professores Graciane Hammes, Ilário Ruscheinsky, Jovita Rasch Bracht Juver, Maria Preis Welter, Amadeu Teloeken, Graciane Hammes, Mariane Schneider, Fabiana Muh, Daniel Skrsypcsak e Lourdes Conci Griebeler.
Os acadêmicos enfocaram os mais diversos temas relacionados ao ensino da matemática, tais como: A aplicabilidade da matemática formal o cotidiano dos alunos e sua relação com a matemática informal ; Um novo olhar para a matemática: superado aversões e provocando encantamento; Interdisciplinaridade no processo de ensino aprendizagem: res-significando o saber matemático na matemática; Práticas ativas para um ensino interdisciplinar da matemática; Aplicação Matemática no estudo das energias renováveis; Dificuldades de aprendizagem matemática: um olhar sobre a discalculia ; Educação Financeira: aprendendo para a vida; A educação matemática e sua influência na economia familiar ; Relacionando teoria e prática para um ensino da matemática mais significativo e real; A importância do saber matemático na vida cotidiana ; Nova visão sobre o ensino e aprendizagem da Geometria; A Importância da interpretação para a resolução de cálculos matemáticos.
Segundo manifestação de acadêmicos, a participação de todos os colegas durante as apresentações para a Banca foi importante para analisar e refletir sobre os diversos temas apresentados, considerando a importância do conhecimento agregado para o futuro exercício da docência. Para os professores da banca os temas socializados promoveram reflexões significativas entre acadêmicos e professores.
Para a coordenadora do curso, professora Lourdes Conci Griebeler, a banca, com certeza, representou um momento especial na vida dos acadêmicos por compartilhar conhecimentos construídos ao longo do curso e especificamente neste semestre. \"Parabéns a todos que se envolveram nesse processo: acadêmicos e professores\".