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08 Dez 2015

Acadêmicos de Matemática defendem TCC´s em Banca

Nos dias 25 e 26 de novembro e, 7 de dezembro, na FAI Faculdades os acadêmicos concluintes do curso de Licenciatura em Matemática fizeram defesa em banca de seu Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – requisito necessário à obtenção do título de Licenciado em Matemática, socializando os projetos idealizados, construídos nas disciplinas de TCC I e TCC II.

A banca, que avaliou a socialização da Monografia dos acadêmicos, contou com a presença dos professores Graciane Hammes, Mariane Schneider, Jovita Rasch Bracht Juver,Ilário Ruscheinsky, Amadeu Teloeken e da coordenadora do curso, Lourdes Conci Griebeler. Estiveram presentes, como assistentes, os acadêmicos do quarto período de curso de Licenciatura em Matemática e convidados especiais.

Os acadêmicos enfocaram os mais diversos temas relacionados ao ensino da Matemática, tais como: Jussara Karal - A importância da História da Matemática para a ressignificação do processo de ensino aprendizagem; Letícia Halmenschlager – A Matemática no Ensino Básico e suas aplicações no cotidiano; Camila Daltoé - Geometria e Cidadania: construindo a prática consciente; Lithele Eluane Dill - Encantando no processo de ensino aprendizagem da Matemática; Adriane de Medeiros - Dificuldades na aprendizagem Matemática e como superá-las; Quéren Avarella dos Santos - A relação professor-aluno e sua influência no Processo Ensino Aprendizagem; Caroline Piroca - A importância do ensino da Estatística na formação de um cidadão crítico e consciente; Luciana Mendes da Costa – A importância do uso da Informática no processo ensino aprendizagem da Matemática; Jefferson Alves de Carvalho - Matemática: da teoria à prática; Gabriela Staub - Matemática da Escola integrada à Matemática do Cotidiano; Leonardo Klement - Aplicabilidade da Matemática com ênfase na vida do aluno; Raquel Klein - A Modelagem Matemática como alternativa metodológica e didática do ensino aprendizagem da Matemática.

Segundo os professores da banca, as Monografias atenderam às expectativas e foi uma oportunidade, tanto para os acadêmicos quanto para os professores presentes, de profunda reflexão sobre a práxis pedagógica, com foco principal na Educação Matemática, haja visto que, os temas abordados foram riquíssimos e de encontro às necessidades de inovação e ressignificação do ensino da Matemática no contexto atual.

Ficou evidente a necessidade de humanização permanente da Educação Matemática frente às necessidades educativas dos alunos, às tecnologias, à Modelagem Matemática, à inter/transdisciplinaridade, aos Temas Transversais – PCNs. E que, a essência no exercício da docência deve se caracterizar por uma relação prazerosa entre os envolvidos no processo ensino aprendizagem, por metodologias ativas, desenvolvimento de projetos coletivos que envolvam a comunidade escolar e externa, o que favorece a aplicabilidade real dos conteúdos matemáticos no cotidiano dos alunos, permitindo que este seja o protagonista do processo e a escola exerça assim, sua função social.

Para a professora Graciane Hammes “desejo parabenizar os acadêmicos pela dedicação e empenho na elaboração da Monografia, por meio da qual, realizaram pesquisas científicas com um olhar especial ao ensino aprendizagem da Matemática. Parabenizar também, aos professores orientadores e aos membros das bancas, que contribuíram significativamente e enriqueceram os trabalhos desenvolvidos. A Defesa da Monografia é uma oportunidade na qual cada acadêmico desenvolve habilidades de comunicação oral, socializando os conhecimentos adquiridos na sua formação acadêmica”.

Segundo a coordenadora Lourdes Conci Griebeler, “os momentos foram de celebração - pelas socializações compartilhadas e reflexões realizadas à respeito do ensino da Matemática, que devem ser uma constante na vida do Educador. A socialização foi um momento muito especial também para os acadêmicos que tiveram a oportunidade de compartilhar os conhecimentos construídos ao longo do curso. Ficou evidente a relevância da escolha dos temas para Educação Matemática e suas exigências na atualidade. Todos evidenciaram a necessidade de garantir uma formação integral dos educandos, ou seja, na corporeidade (mente/razão/emoção/físico/espiritualidade) e mostraram que é possível imprimir essa interação através do ensino da Matemática.

Gratidão especial a todos que se envolveram nesse processo: professores orientadores, professores colaboradores e, de modo especial, a professora Graciane Hammes, titular da disciplina de TCC II, e aos acadêmicos pela consciência revelada e a vontade de abraçar a docência de forma dinâmica e encantadora.

Matemática


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