Loading...

NOTÍCIAS

29 Out 2019

Visita do CONEP qualifica Comitê de Ética em Pesquisa

 

Na última semana, a UCEFF Chapecó recebeu a visita de membras da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP). Ligado ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), o órgão tem como objetivo avaliar aspectos éticos de pesquisas que envolvem seres humanos no Brasil. 

 

Movimento inédito no CONEP, as visitações acontecem em várias instituições de ensino superior no Brasil escolhidas pela Comissão - dentre elas, a UCEFF. Com teor avaliativo e qualificativo, a visita da Comissão foi direcionada ao Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UCEFF Chapecó.

 

Conforme esclarece a professora Cleusa Teresinha Anschau, coordenadora do CEP, o diálogo com as avaliadoras teve a finalidade de adequar os processos do Comitê aos padrões nacionais no âmbito das pesquisas científicas.

 

Durante a conversa, que contou com a presença dos membro do CEP, as avaliadoras destacaram aspectos positivos da Estrutura Física, Participação dos Membros e proximidade entre CEP e Gestão.

 

Ainda de acordo com a professora Cleusa, nos próximos o CEP receberá uma devolutiva do CONEP, com uma avaliação detalhadas sobre as atividades relacionadas à pesquisa na UCEFF. Além disso, o próprio CEP será responsável por elaborar um plano de ação, a partir das sugestões apontadas pelas avaliadoras. 

 

Atualmente, o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é formado pelos seguintes membros: 

Cleusa Teresinha Anschau - coordenadora

Elton Zeni - vice-coordenador

Lenir Gaik - secretária

Leossania Manfroi - membro

Magdalena Reschke Lajús Travi - membro

Marcos Massaro Takemoto - membro

Mara Lucia Grando - membro

Silviane Lawall Soares - suplente

Adriana Diniz Baldissera - suplente

Ailson Oldair Barbisan - suplente

Filipe Sehn Febras - suplente

Rodrigo Momoli - representante comunidade civil de Chapecó

Roseli Teresinha Malacarne Santander - suplente representante comunidade civil de Chapecó

 

Avaliar e Agir


  • Compartilhar:
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento