29 Ago 2017

Unidos por um mundo melhor

Uma grande integração para celebrar as diferenças. Iniciou hoje (29) e prossegue amanhã (30) o 2º Workshop Viva as Diferenças - Juntos Construímos um Mundo Melhor para Todos. A UCEFF, por meio do Núcleo de Acessibilidade, é parceira da Fundação Aury Luiz Bodanese e participa do evento, que acontece no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó.

No estande da UCEFF os visitantes podem conhecer as ações do Núcleo de Acessibilidade da instituição e receber informações sobre as cartilhas da acessibilidade, criada pelo Núcleo de Direitos Humanos da UCEFF. Um dos materiais foi produzido e direcionado aos alunos e colegas de sala de aula das pessoas com deficiência e o outro foi direcionado aos professores e técnico-administrativos e orienta sobre o processo ensino-aprendizagem e relacionamento com os alunos com algum tipo de deficiência. Em março deste ano foi realizado um e-book com o conteúdo direcionado aos alunos e colegas. O e-book “Quem Nunca Precisou De Um Help?” e pode ser acessado pelos acadêmicos no site da UCEFF.

A acessibilidade é dividida em quatro eixos: tecnológico, físico, pedagógico e atitudinal. A acessibilidade tecnológica prevê tecnologia assistiva para a acessibilidade pedagógica nas comunicações e informações; acessibilidade física prevê adequação arquitetônica, de mobiliário e informação/sinalização; acessibilidade pedagógica se refere ao material didático e pedagógico adequado e acompanhamento profissional; e acessibilidade atitudinal trata sobre a quebra da barreira do preconceito educando e estimulando a cultura da acessibilidade através da integração da comunidade acadêmica em projetos e ações promovidas pela instituição.

De acordo com a coordenadora do núcleo, professora Andriele Panosso, o objetivo é sempre “promover a cidadania e a dignidade da pessoa com deficiência e a mudança de comportamento da sociedade”.

Núcleo de Direitos Humanos
workshop