A temática tratada foi “Inteligência emocional: o meu melhor no trabalho e na vida”
A tarde de quinta-feira (8) foi diferente para os colaboradores da UCEFF dos campus Santa Maria e Palmital. Isso porque uma palestra foi realizada no auditório da unidade central sobre “Inteligência emocional: o meu melhor no trabalho e na vida”. O evento teve o objetivo de proporcionar momentos de integração e aprendizado para todos.
Segundo o palestrante Ângelo Miguel de Souza Vargas, a inteligência emocional nada mais é do que colocar inteligência dentro das nossas emoções. “Para tudo e qualquer colaborador eles precisam primeiro conhecer as emoções e as identificar para que consigam ter um relacionamento melhor com o ambiente de trabalho”, pontua.
Ângelo destaca que essa atitude proporciona um aumento tanto da positividade quanto da criatividade e resistência. “As pessoas que erram alguma determinada atividade se sentem fracassados e isso as amordaça. Quando você começa a entender as emoções e os sentimentos, você produz isso em ações que passam a ter resultados cada vez maiores e melhores”, diz.
Empatia é o segredo
Conforme Ângelo, a inteligência emocional traz benefícios para todo grupo de colaboradores. “Ao você entender os próprios sentimentos, você passa também a entender o sentimento dos colegas e criar mais empatia, mais compaixão com cada um dos colegas e um ambiente de trabalho muito mais propício”, aponta.
Em busca de evolução
De acordo com o coordenador pedagógico da UCEFF Chapecó, Gilberto Antonio Niederle, o momento se mostrou extraordinário. “Nós sentimos uma sinergia nesse ambiente, percebemos os nossos colaboradores leves, interagindo e a minha percepção é que esse encontro alcançou os objetivos. Como filosofia de trabalho isso é extremamente importante”, afirma.
Ele destaca que a UCEFF é formada por um grupo de pessoas que são o elemento mais importante dentro da instituição. “Estamos em busca de evoluir nesse processo de integração com nossos colaboradores. A UCEFF cresceu e não é sempre que é possível que todos aqui dentro se encontrem. Portanto, esse foi um momento ímpar em nossa instituição”, declara.
Momento de reflexão
Para Daniela Doering, coordenadora financeira da UCEFF Chapecó que participou do evento, esses momentos de palestras são importantes para os colaboradores. “Você sai um pouco da rotina de trabalho, vai para um ambiente neutro no qual escuta coisas legais e você começa a avaliar a vida, o trabalho e sai um pouquinho da caixa. Isso traz qualidade de vida para todos nós”, conclui.