Loading...

NOTÍCIAS

22 Mar 2024

UCEFF realiza aula inaugural dos cursos de Saúde

Com a temática “Empreendedorismo & Inovação na Saúde”, o evento reuniu mais de 200 acadêmicos

 

Oportunizar a integração dos estudantes e celebrar a interdisciplinaridade. Esse foi o objetivo da aula magna dos cursos de Saúde da UCEFF, realizada na noite da última quinta-feira (21), às 19h, no auditório da unidade Central da instituição, em Chapecó.

 

Na oportunidade, mais de 200 alunos assistiram a uma palestra com a temática “Empreendedorismo & Inovação na Saúde”, ministrada pela enfermeira Julyane Felipette Lima e o engenheiro mecânico Felipe Nascimento. O evento contou ainda com a fala da gerente geral da Unicred Chapecó, Lidiane Putti, sobre educação financeira. 

 

Segundo o coordenador pedagógico da UCEFF, Gilberto Niederle, o tema veio de encontro com a missão da UCEFF de educar com fortes raízes empreendedoras. “Foi um evento de alto nível com destaque para as palestras que abordaram inovação e empreendedorismo aplicados à saúde. Registra-se, também, o apoio da Unicred e a importante abordagem tratada”, diz.

 

Temáticas relevantes

 

Para a palestrante Julyane, é extremamente importante que as instituições de ensino superior não restrinjam a formação apenas ao conhecimento acadêmico, mas que também avancem para a vida cidadã dos acadêmicos. “Foi brilhante falar sobre inovação, algo que fazemos todos dias quando usamos a criatividade para resolver problemas nos serviços de Saúde. Por outro lado, tratar sobre empreendedorismo é colaborar para que os profissionais usem os conhecimentos para criarem soluções, sejam elas rentáveis ou não, mas que no final das contas influenciam na qualidade de vida dos pacientes”, aponta. 

 

Lidiane enfatiza que a aula inaugural foi um sucesso, desde o formato, com a integração entre os cursos, até a temática tratada. “A inovação na área da saúde é vital para melhorar na prevenção, diagnóstico e tratamentos. Ela promete transformar o cenário da saúde, salvando vidas e promovendo maior bem-estar para a população. Nós da Unicred ficamos extremamente felizes em poder participar deste momento e levar um pouco do nosso conhecimento para estes jovens. Hoje eles são estudantes, mas logo estarão no mercado de trabalho e a educação financeira é fundamental para o sucesso das carreiras. Quando a gente coopera, todos saem ganhando”, afirma.

 

Já Felipe destaca que é possível empreender em qualquer área de atuação ao utilizar o conceito do empreendedorismo para encontrar soluções dentro ou fora das corporações. “Ao tratar essa temática, preparamos os alunos para atuarem dentro da sociedade e do mercado de trabalho como profissionais que contribuem para solucionar problemas com uma mão de obra qualificada e que conseguem enxergar essas dores como oportunidades”, reitera.

 

Momento enriquecedor

 

A coordenadora de Biomedicina da UCEFF, Liziara Fraporti, frisa que a aula magna dos cursos de Saúde deu o pontapé inicial do ano de 2024. “Trouxemos palestrantes de renome para fazer uma integração entre os estudantes e professores dos cursos”, revela.

 

Micheli Trentin, coordenadora do curso de Nutrição da UCEFF, agradeceu o grande público que compareceu ao evento. “Conseguimos realizar o evento com a integração de todos os cursos da área da Saúde e estamos muito contentes com a presença de todos. Temos a certeza que todos que vieram puderam aprender mais sobre essa temática que é de suma importância em nosso segmento”, salienta. 

 

De acordo com a coordenadora dos cursos de Enfermagem e Quiropraxia da UCEFF, Tifany Colomé Leal, o tema veio de encontro às necessidades do mercado de trabalho. “O profissional de Saúde precisa estar atento em como o mercado tem se comportado e as brilhantes oportunidades que a tecnologia, inovação e o empreendedorismo oportunizam”, reafirma.  

 

Paola Spessato, coordenadora dos cursos de Odontologia da UCEFF Chapecó e Itapiranga ressalta que a interdisciplinaridade é um dos pilares trabalhados dentro da instituição. “Realizamos esse evento em ambas as instituições para que os cursos estejam alinhados e a temática seja difundida entre nossos alunos”, cita.

 

Novos horizontes

 

Segundo a acadêmica do terceiro período do curso de Biomedicina da UCEFF, Franciele Trucolo Zanivan, é incrível a UCEFF trazer esse tipo de conteúdo inovador que desperta ainda mais interesse e curiosidade dos estudantes. “Ao trazer possibilidades infinitas de áreas para empreender dentro da área da saúde, diferentes campos de atuação e investimentos dentro de nossas futuras profissões, vemos que a UCEFF se importa com a formação como um todo, tanto durante a graduação quanto em nosso futuro como profissionais bem sucedidos sendo referências nas nossas áreas”, assegura.

 

Valeria Furlan, estudante do quinto período do curso de Enfermagem da UCEFF, diz que as temáticas são cruciais para os futuros profissionais da área da Saúde. “Nossas profissões promovem o cuidado e, portanto, nunca irão acabar. Mas precisamos do empreendedorismo e da inovação para sempre estar em evolução e saber qual caminho seguir em nossas jornadas profissionais”, finaliza. 

Novos aprendizados


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento