Nessa quarta-feira (26), a UCEFF Chapecó, através do Núcleo para Educação das Relações Afro-Brasileira e Indígena (Nerabi), realizou a entrega dos troféus aos vencedores do Concurso Projeto Tramas. A iniciativa teve a parceria do Laboratório Experimental de Engenharias e Arquitetura e Urbanismo (LEAU) e da Gerência de Assuntos Indígenas de Chapecó. O concurso teve como objetivo premiar dois projetos arquitetônicos para a construção da casa de acolhimento de indígenas do município e da região.
Na cerimônia, membros da comissão avaliadora entregaram os troféus aos arquitetos e urbanistas vencedores, Alencar Henrique Sordi e Emmanuelle Grossi Sembler - egressos da UCEFF, que idealizaram o projeto “Complexo Angatu”.
De acordo com Emmanuelle, a intenção da dupla foi criar um projeto pronto para ser executado, isto é, não somente a concepção artística. “Inclusive, decidimos atender requisitos além dos que foram solicitados no edital, como um refeitório, porque entendemos que era importante para quem fosse utilizar a casa de acolhimento”, ressalta a profissional.
A solenidade ainda contou com a presença do prefeito municipal, Luciano Buligon, e da secretária de Assistência Social, Ulda Baldissera. Além de agradecer a iniciativa da UCEFF, o prefeito afirmou que se compromete em receber o projeto via Câmara de Vereadores, para incorporá-lo de forma legal junto ao Poder Público.
Buligon salientou que a execução da obra depende de vários fatores, como recursos públicos. Por outro lado, “o projeto é um avanço significativo na implantação da casa de acolhimento”, pontuou. Para o prefeito, a ação é de suma importância, isso porque, o Projeto Tramas “fala com a academia, com os egressos, com os profissionais, com a comunidade e com os órgãos governamentais”, ou seja, abrange diferentes esferas da sociedade.
De acordo com a coordenadora do Nerabi, professora Magdalena Lajus Travi, o grande intuito do Projeto Tramas é promover a interculturalidade étnica e ampliar os saberes indígenas. Dessa maneira, o concurso para a escolha do projeto arquitetônico dá o pontapé para a criação do espaço que será fundamental na manutenção das identidades culturais dos povos indígenas da região Oeste.
Conforme o diretor geral da UCEFF Chapecó, Leandro Sorgato, o grande compromisso da instituição não permanece somente na Ensino Superior. “Este é o eixo de trabalho de toda a UCEFF, no entanto, entendemos que a nossa responsabilidade social se estende a outros campos de atuação social”. Leandro também destacou o incentivo às atividades comunitárias. “O Projeto Tramas é um dos exemplos dos contínuos trabalhos que empreendemos para nos aproximar da comunidade por meio de ações que mobilizem mudanças e melhorem a vida das pessoas.
Ainda foram premiadas as arquitetas e urbanistas Denize Dal Forno e Ketherine Cabreira Lima, que ficaram em segundo lugar com o projeto “Mãe Terra Casa de Acolhimento”. Também estiveram presentes na premiação as seguintes autoridades: o gerente de Assuntos Indígenas, Julio César Inácio, o diretor de Regulação da UCEFF, Elton Zeni, a diretora de Ensino da UCEFF, Silviane Lawall Soares, o coordenador do LEAU, César Pagano Galli, e da coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Adriana Diniz Baldissera.