UCEFF participa de seminário sobre Plantio Direto na Palha
A qualidade do sistema de Plantio Direto depende de diversos fatores, como a análise do solo e correção da fertilidade do solo na camada arável e a descompactação do solo caso isto ocorra na área durante a implantação do sistema. Após os procedimentos iniciais, a manutenção de uma boa palhada na superfície e um sistema de manejo do solo com diferentes espécies vegetais faz com que o sistema mantenha uma elevada qualidade em suas propriedades química, física e biológica.
Porém, o sistema de plantio direto iniciou sem muitos critérios surgindo seguidamente problemas, como acidificação e compactação em subsuperfície, erosão do solo e consequentemente redução no rendimento de grãos.
Por isso, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) de Chapecó formalizou como prioridade a retomada de eventos técnicos relacionados à adoção/implantação, ao desenvolvimento e à qualificação do Sistema Plantio Direto.
Desta forma, acontece de 25 a 27 de julho o IV Encontro Regional de Plantio Direto na Palha, na AARA de Chapecó. O objetivo é ampliar as discussões a partir de novos e velhos desafios que constituem temas para reflexão, aperfeiçoamento e debates, permitindo envolver pesquisadores, acadêmicos, produtores rurais e técnicos agropecuários da região Oeste de Santa Catarina. “Esta será uma oportunidade de renovação de conhecimentos e reflexões sobre o SPD, buscando integrar o conhecimento técnico-científico com a realidade dos produtores rurais”, informa a Epagri na página do evento.