Em 2018 a UCEFF passa por uma nova transformação: é a educação híbrida, que une as potencialidades do ensino presencial com a força do online. “O avanço da tecnologia proporcionou o desenvolvimento de diversas metodologias ativas no qual o aluno tem mais participação”, comenta o diretor-geral da UCEFF Chapecó, Leandro Sorgato. A UCEFF pretende desenvolver em seus acadêmicos habilidades e competências. “Essa metodologia prepara o estudante para um mundo de rápidas transformações”, informou.
Para isso, a instituição implementa o Sistema LOOP que entregará o protagonismo do ensino aos estudantes. A metodologia ativa contará com projetos integradores em todos os cursos e os alunos terão flexibilidade para optar pelas disciplinas de acordo com interesse, relevância ou facilidade. Ou seja, é o aluno quem traça o próprio caminho organizando a matriz curricular conforme a realidade.
A evolução acontece após um ano de pesquisas do grupo gestor de Chapecó e Itapiranga. Para atualizar o corpo docente e técnico-administrativo sobre a chegada desse novo momento, foi realizada nessa segunda-feira (20) uma atualização sobre o tema. O presidente da Uniamérica, Ryon Braga, falou sobe as premissas para a construção de um modelo educacional híbrido.
“O modelo supre lacunas de competências na formação pessoal e profissional desse estudante. Vivemos um momento disruptivo na educação e ela está ocorrendo em função do avanço das tecnologias digitais da informação e comunicação. O aprendizado passou a ser visto como um processo ativo sabendo agir a partir da informação, primeiro transformando em conhecimento e, depois, em competência”, defendeu.