Estudantes do curso de Medicina Veterinária da UCEFF Chapecó realizaram a entrega de mais 1250 kg de ração para entidades protetoras de animais. A ação é resultado do Trote Solidário, no qual os calouros participaram. Além de alimentos, os acadêmicos ainda arrecadaram shampoos e areia sanitária, tanto para cães quanto gatos.
As doações foram entregues para entidades voluntárias e protetores autônomos de Chapecó, Xaxim e Modelo. As organizações e pessoas beneficiadas foram: Amparo Animal, Voluntários Amigos dos Bichos, SOS 4 Patas, Lions Clube de Modelo e outras duas protetoras de Chapecó (Claudete e Salete).
Para o coordenador do curso, professor Sandro Charopen, envolvimento dos estudantes foi essencial para o grande êxito do Trote. Ele comenta que nada foi comprado, muito pelo contrário, os acadêmicos tiveram de sensibilizar outras pessoas para conseguirem as doações.
Quem achou gratificante a proposta do Trote foi a caloura Nadine Cristiane Henz. Ela comenta que em Chapecó existem muitos animais abandonados sendo resgatados por entidades e protetores. E muitas vezes, os recursos são escassos. “Por isso, ficamos muito felizes com a atividade, especialmente por contribuirmos com o trabalho dos protetores e melhorar e dar mais conforto aos animaizinhos”, ressalta a estudante.
O Trote Solidário, regulamentado pela portaria nº 050/2018, tem o objetivo de despertar a consciência social, ambiental, ética, cultural e solidária nos acadêmicos ingressantes.
A iniciativa também procura estimular o trote não violento e não vexatório, atualmente proibido no estado de Santa Catarina pela Lei Nº 15.431/2010 e pela Lei Nº 17.703/19.