Loading...

NOTÍCIAS

06 Nov 2017

Técnicas de bioconstrução e permacultura

Os impactos ambientais causados pela construção civil são apontados pelo Ministério do Meio Ambiente como uma das atividades com maior potencial de degradação dos recursos naturais, que estão relacionados desde a obtenção e matérias-primas até a disposição final dos resíduos do processo construtivo.

“É necessário uma nova consciência do papel das cidades e a mitigação de estratégias que permitam o desenvolvimento em amplo espectro aliado a atenuação dos problemas ambientais causados por esse processo. Neste viés precisamos falar sobre a sustentabilidade na construção civil”, defende o professor Marcio Gonçalves da Rosa. “Despertar a consciência ecológica nos mais diversos campos do conhecimento é uma necessidade crescente, diante do atual cenário ambiental”.

A UCEFF, por meio do curso de Arquitetura e Urbanismo, promoveu a palestra “Técnicas de Bioconstrução e Permacultura”. Os palestrantes, Rafael e Cássio, são treinados pelo Instituto Ná Luu,m que forma permacultures na América Latina. Eles são proprietários do escritório Potirõ® e desconstruíram o conceito de “Casinha de Hobbit”, erroneamente associado às técnicas de bioconstrução. Os dois demonstraram para os acadêmicos que é possível manter a estética e a funcionalidade dos ambientes, utilizando técnicas construtivas e materiais de baixo ou nenhum impacto ambiental.

“O curso de Arquitetura e Urbanismo da UCEFF é um dos poucos cursos de graduação que possuem uma disciplina específica de sustentabilidade. Deste modo, nossos futuros arquitetos e urbanistas chegam ao mercado de trabalho preparados para atender às necessidades sociais, econômicas e sobretudo ambientais inerentes ao desenvolvimento sustentável”, informa o professor.

A atividade integrou a Jornada Politécnica – Um Novo Mundo Sustentável, que acontece durante o segundo semestre de 2017.

permacultura
Arquitetura e Urbanismo
Jornada Politécnica


  • Compartilhar:
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento