Loading...

NOTÍCIAS

13 Jul 2021

Storytelling: A arte de contar histórias

 

Você lembra o que comprou na última vez que foi ao mercado? Bem, talvez possa recordar de alguns itens que são de costume adquirir, mas de toda a lista é difícil. Por outro lado, a história contada no almoço de família é capaz de nos marcar de tal forma que lembraremos dela por boa parte da vida. Isso se justifica pois somos feitos de histórias, cada um dos nossos dias, aquilo que falamos, o que ouvimos e aquilo que vivemos. 

 

As histórias permeiam nossos dias e nos trazem o encanto da vida e a compreensão dos momentos bons e ruins que vivemos. Em decorrência deste elemento que os causos carregam, o tema se tornou uma disciplina do MBA em Gestão Comercial e Relacionamento. Os estudantes do MBA tiveram a oportunidade de aprender e dividir experiências sob o comando do professor James McSill, o qual demonstrou no decorrer de todos os encontros sua fascinação por histórias. 

 

Essa arte de contar histórias, e também a de ouvir, é uma forma cativante e singela de afeto com o outro. Mas além das questões emocionais que as histórias carregam, existem técnicas para tornar o ato de contar histórias ainda mais cativante. O storytelling é uma ferramenta capaz de transformar nossas histórias em obras de arte. A técnica é uma ferramenta de comunicação capaz de tornar os profissionais mais capacitados a lidar com situações adversas e fazer uso delas em favor da valoração de suas tarefas.

 

James desde a infância tinha grande capacidade criativa, sempre contou histórias com tamanha riqueza de detalhes que se tornava difícil, até mesmo para seus pais, aferir a veracidade de tais contos. “Com nove anos decidi escrever uma peça de teatro e minha história foi escolhida e aquilo despertou algo em mim”, conta James. Na universidade não foi diferente, James relata que passou a escrever contos e ganhava absolutamente todos.

 

“Quando terminei a faculdade percebi que tinha capacidade de trabalhar com isso, passei a buscar conhecimento. Ao trabalhar com línguas pude apresentar o jeito latino de contar histórias para as histórias em inglês”, explica o professor. Foi por meio dessa capacidade de adaptar linguagens às diferentes culturas que ele criou uma forma diferente de fazer a magia das histórias que encantam.

 

Os estudantes, oriundos de diferentes municípios dos estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, acompanharam a aula de forma online, a qual foi transmitida de Portugal - onde o professor James estava naquele momento.  

 

James McSill, o cirurgião de textos 

 

Detentor de uma incrível criatividade e encanto por boas histórias, o professor James McSill, é gaúcho de nascimento, vive hoje no Reino Unido e traduz sua arte por meio do Storytelling. 

 

Um dos consultores literários mais bem-sucedidos e experientes do mundo, James é trilíngue elemento que auxiliou para que seu trabalho chegasse a muitos países da Europa, da América Latina, da Ásia e da América do Norte. 

 

A capacidade de James em contribuir para que os escritores com que colabora atinjam metas de publicação está comprovada nas dezenas de testemunhos deixados por participantes nas suas palestras, workshops e ações de formação. 

MBA em Gestão Comercial e Relacionamento


  • Compartilhar:
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento