O desafio era simular um dia de produção de uma fábrica utilizando o sistema Kanban. Os alunos do curso de Engenharia de Produção receberam uma oficina com teoria e prática que fez parte da programação da Jornada Politécnica – Um Novo Mundo Sustentável. A atividade foi ministrada pelos professores Andresa Schneider e Stefan Bueno.
O sistema kanban é uma metodologia de produção que utiliza cartões ou sinalização para indicar o andamento do fluxo e permite um controle detalhado de produção com informações sobre quando, quanto e o que produzir.
Na atividade, os alunos foram divididos em grupos integrando os diferentes níveis de conhecimento. Um líder foi escolhido e esse acadêmico era responsável por se comunicar eletronicamente com as outras etapas do processo, como fornecedores e clientes, incluindo à atividade os conceitos da Indústria 4.0.
Ao fim da oficina, as fábricas eram responsáveis por apresentar um protótipo do produto e também os dados referentes ao processo, como planejamento, tempo, qualidade e entrega. Caso tenha ocorrido falhas no processo, também deveriam apresentar as soluções para o problema. “A intenção foi que os acadêmicos pudessem entender os desafios e as dificuldades práticas da rotina em uma fábrica, além de um conhecimento dos conceitos teóricos na prática”, explica a coordenadora do curso de Engenharia de Produção, Mara Lucia Grando.