Loading...

NOTÍCIAS

22 Mai 2018

SIPAT 2018 enfatiza o bem-estar no ambiente de trabalho

Com a temática “Bem-estar do trabalhador”, a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT) 2018 da UCEFF Chapecó promoveu atividades e palestras voltadas à segurança e satisfação dos colaboradores. Durante três dias, os temas abordaram a comunicação interna e interpessoal, primeiros socorros e a humanização no trabalho. As atividades se concentraram no Centro Politécnico.

 

Conforme esclarece a professora Cleusa Teresinha Anschau, presidente da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA), de forma geral, toda SIPAT acaba por despertar, num primeiro momento, a conscientização. Isto é, a ideia de que é possível fazer diferente. “E a longo prazo, as experiências ou trocas que acumulamos passam a refletir positivamente na maneira como nos relacionamos com o nosso trabalho individual e, sobretudo, com nossos colegas, no trabalho coletivo”, afirma a professora.

 

Para Mariana Gabiatti Favero, recepcionista do Centro Politécnico, as palestras promovidas na SIPAT sempre contribuem para o exercício da função. “Momentos como esse nos fazem parar por um tempo e refletir sobre a nossa rotina, nossos hábitos no trabalho e como desempenhamos atividades enquanto profissionais”. Mariana também acredita que a avaliação feita a partir de iniciativas como a SIPAT, possibilita enxergarmos nossos potenciais e aplicá-los no dia a dia.

 

  • É preciso ouvir

Os profissionais devem ser tratados como ser humanos, coadjuvantes, nunca como meios para alcançar resultados ou estatísticas e gráficos”, assim pensa o professor da UCEFF Chapecó Edson Lopes. Mestre em Psicopedagogia, Edson palestrou no primeiro dia e atentou para a comunicação interna, nos espaços de trabalho. “Comunicar é uma característica intrínseca ao ser humano. Mas a comunicação em si pode ser tanto eficaz quanto catastrófica”, afirma o professor.

 

De acordo com ele, os resultados satisfatórios resultam quando os espaços e as funções são valorizadas, quando há respeito mútuo entre os colaboradores e quando a comunicação funciona de forma horizontalizada. A atividade de encerramento converge com a fala de Edson. No último dia, a temática abordada foi “Humanização no Trabalho”.

 

E como lembra Cleusa, é comum perguntamos como nosso colega está, mas nem sempre nos damos conta do que de fato estamos perguntando. “Nós esperamos uma resposta, mas quando é diferente do convencional, por vezes nos falta habilidade para lidar”. A provocativa da palestra deixa algumas reflexões e não por acaso. “Parece-me que perdemos aquilo que nos qualifica como humanos para uma espécie de ‘automatização’ das relações e precisamos evocar justamente a humanidade nos gestos, nas ações e nos diálogos”, completa a presidente da CIPA.

 

Além das atividades instrutivas, a SIPAT 2018 também contemplou dinâmicas em grupo e entrega de brindes aos colaboradores.

vamos nos perceber


  • Compartilhar:
Loading...
Atendimento via WhatsappAtendimento Atendimento via TelegramAtendimento