Acadêmicos do 3º período do curso de Odontologia da UCEFF Chapecó participaram de uma atividade diferente na semana passada. Por meio do Projeto Tramas, em parceria com o curso, os 39 estudantes visitaram a Reserva Indígena Xapecó, localizada em Ipuaçu. De etnia Kaingang, esta é considerada a maior reserva indígena do Sul do Brasil, de acordo com dados da Prefeitura do município.
Durante o dia, os estudantes compartilharam saberes das culturas indígenas, participaram de ações programas pela comunidade e, como contrapartida, realizaram uma atividade voltada à higiene bucal com crianças e adolescentes na disciplina de Ética e Antropologia. Conforme explica o coordenador de Odontologia, professor Marcos Takemoto, a ação, que já acontece em outros espaços em Chapecó, teve o propósito de criar trocas entre os indígenas e estudantes que fosse além de práticas instrutivas.
O estudante Gabriel Acari reconhece a relevância da iniciativa e afirma que precisa ser mantida. Ele comenta que conhecer de perto as tradições hábitos dos kaingang transformou sua perspectiva sobre a etnia. “A experiência também me deixou com vontade voltar outras vezes na Reserva a partilhar da desta cultura. A viagem foi ótima, até arriscamos algumas palavras no idioma kaingang”, conta entusiasmado.
Quem compartilha de pensamento semelhante é a acadêmica Ivone Olinkeviski. No caso dela, a experiência é significativa de diversas maneiras, especialmente nos âmbitos profissional e pessoal. “O valor que os indígenas atribuem à cultura, os costumes passados de geração a geração, tudo isso demonstra a forte determinação deste povo”, comenta Ivone sobre os conhecimentos que ela levará sobre a visita.