Nessa terça-feira (21), a JCI Chapecó lançou a 11ª edição do projeto Oratória nas Escolas. Um dos eventos mais tradicionais da entidade, espera alcançar mais de 2.000 alunos do Ensino Fundamental de 22 escolas do município. A intenção da iniciativa é oferecer aos jovens a oportunidade de conhecimento, reflexão e desenvolvimento da oratória.
Com a temática “Posso combater a discriminação?”, a intenção do Oratória exercer o senso crítico com relação às diferentes formas de discriminação. “O tema não foca em apenas um tipo de discriminação, isto é, deixa aberta a possibilidade do aluno abordar qualquer discriminação que entenda pertinente, seja ela racial, gênero, nacionalidade, idade, deficiência física ou orientação sexual”, destaca Paula Izcak, coordenadora da 11ª edição.
Pelo sexto ano consecutivo, a UCEFF Chapecó é a patrocinadora oficial do Oratória e oferece ao grande vencedor uma bolsa de estudos integral em um curso de graduação. A gerente comercial da UCEFF, Josiane Rial Barenho Guzinski, destacou que o projeto possui grande importância na construção de valores, especialmente pelas temáticas abordadas. “Com essa iniciativa, os jovens desenvolvem não somente o senso crítico, mas a comunicação interpessoal e a habilidade de argumentação”, pontua.
A grande final do Oratória nas Escolas está programado para o dia 29 de agosto. Mas até lá, haverá muito trabalho, como lembra Paula Izcak. Nos próximos meses, os instrutores e voluntários serão responsáveis por conduzir as atividades nas escolas, onde serão realizadas a semifinal e a capacitação dos finalistas. “Será um momento de trocas muito gratificantes a todos”, ressalta a coordenadora. “Enquanto voluntária, eu aprendo muito com os alunos e espero que eles também possam aprender conosco, através das técnicas de oratória”.
O lançamento da 11ª edição ainda contou com a presença de membros da JCI Chapecó, patrocinadores, professores e pedagogos de escolas do município e da diretora pedagógica Sueli Suttili, representando a secretária de Educação de Chapecó, Sandra Galera.