No último sábado (23), o Núcleo D realizou a cerimônia do “7º Prêmio Núcleo D Destaques”. Neste ano, a UCEFF esteve representada pela egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo Schirley Ines Schuh, que concorreu com um projeto de paisagismo na categoria Estudante.
O programa tem o objetivo de valorizar e divulgar trabalhos criados pelos profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, fortalecendo a iniciativa e criatividade do mercado regional. Ao todo, o Núcleo D recebeu 910 projetos inscritos, que foram avaliados por um júri composto por especialistas, docentes e, nesta edição, contou com a participação designer Marcelo Rosenbaum.
Para Schirley, o evento representa, sobretudo, crescimento profissional. A jovem que se formará em breve, conta que o Prêmio é um importante instrumento de reconhecimento do trabalho realizado e se torna uma janela para outras oportunidades. “Agrega muito à minha profissão, autoconfiança e valorização. Além disso, nos estimula a participar de outros concursos, melhorando cada vez mais”, destaca a finalista.
Infelizmente, o projeto de Schirley não foi premiado. Por outro lado, estar entre os melhores já representa muito para a futura arquiteta. “Palco Natural” é título de sua ideia, na qual ela apresenta o jardim como uma extensão da casa e não somente um espaço vazio no projeto residencial. “O que eu trouxe de inovador foram as plantas e vegetações que florescem em diferentes épocas do ano”, explica Schirley. “A ideia é ter uma paisagem nova a cada estação e a presença da água possibilita cenários diferentes durante o dia, por conta do reflexo do sol”.
A coordenadora do curso, professora Adriana Diniz Baldissera, esteve presente no evento. Além de acompanhar Schirley, ela participou do cerimonial, destacando a relevância do Prêmio. Também marcaram presença os professores Paulo de Magalhães Neto, Patrick Antoniolli Moschetta, um dos anfitriões do evento, e a professora e artista plástica Sandra Margarete Abello, responsável pelo design do prêmio neste ano.