O 2º Congresso Brasileiro de Tecnologia e Inovação em Saúde ocorreu nos dias 20 e 21 de maio em Chapecó
Proporcionar novos conhecimentos ao corpo docente e debater sobre os avanços na área da Saúde em âmbito nacional. Esse foi o objetivo da participação dos professores do curso de Enfermagem da UCEFF no 2º Congresso Brasileiro de Tecnologia e Inovação em Saúde (Contis), que ocorreu nos dias 20 e 21 de maio em Chapecó.
Segundo o professor Daniel Andolfatto, que participou do evento, o Contis trouxe para a região várias expertises sobre os avanços da área. “Daqui cinco anos estaremos vendo e fazendo Saúde de forma diferente dos dias atuais. Ela será baseada principalmente em dados, probabilidade e agilidade com o auxílio da tecnologia”, conta.
Daniel pontua que o Contis possibilitou a abertura de novos horizontes para a área da Saúde em Chapecó e região. “Esse evento trouxe muitas provocações no campo das oportunidades e isso também poderá ditar novos rumos dos produtos que são construídos aqui”, afirma.
Novos conhecimentos
Conforme a professora Maira Scaratti, os eventos científicos permitem aos participantes, além do acesso a informações atualizadas na área profissional e de estudo, uma aproximação nas relações e trocas que se estabelecem entre os participantes.
“O Contis discutiu os avanços no setor saúde, explorando as interfaces entre os serviços de saúde, inovação e tecnologia, segurança e sustentabilidade, contribuindo para um futuro sustentável e promotor de saúde e bem-estar às pessoas” relata.
Para a docente Vanessa Gasparin, todo o evento sempre deixa os professores estimulados a pensar e colocar em prática melhorias na Saúde. “O evento abordou temas atuais e de extrema relevância no cenário social e da saúde, apontou as possibilidades e benefícios das tecnologias em saúde, além de sinalizar ainda os desafios na concretização em todos os serviços. Estamos inseridos no mundo digital e tecnológico, portanto, precisamos pensar a formação e processos de trabalho nessa mesma ótica”, finaliza.